Responsabilidade corporativa da Rede Pacto Global passa a integrar ação do Instituto AUÁ

As práticas de responsabilidade corporativa da Rede Pacto Global ganharam a adesão do Instituto AUÁ, que passa a fazer parte da iniciativa das Nações Unidas. O Pacto cria compromissos importantes para que se atinjam as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, principalmente, busca com que as operações das empresas se alinhem a dez princípios universais na área de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A iniciativa voluntária também prevê a adesão de organizações da sociedade civil, que se comprometem a fazer avançar os dez princípios junto ao seu universo de influência, impactando públicos chave. As mais de 12 mil organizações do Pacto Global –  8 mil companhias empresariais e 4 mil organizações da sociedade civil – presentes em 140 países, fazem desta a mais ampla iniciativa para a real implementação de práticas comprometidas com um desenvolvimento mais sustentável.

E finalmente, há uma relação direta entre essas práticas e o papel do setor privado no cumprimento da Agenda 2030, que contém as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, na área de segurança alimentar, saúde, produção e consumo sustentáveis, entre outros. O Brasil, inclusive, teve decretada a criação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em outubro de 2016. E cerca de 41% das empresas que compõem o Comitê Brasileiro do Pacto Global já possuem ações de desenvolvimento sustentável.

O Instituto AUÁ também passa a enfocar suas ações de forma cada vez mais alinhadas aos ODS, sobre os quais publicaremos reportagem em breve.

Comente