Resgate das nativas feito pelo AUÁ é finalista de prêmio no Equador

“Resgate das frutas nativas em pomares produtivos de Mata Atlântica” foi o projeto do Instituto AUÁ selecionado entre as 500 melhores iniciativas da América Latina na 5a edição do Prêmio Latinoamerica Verde, que reuniu os finalistas na cidade de Guayaquil, Equador, em meados de agosto. O modelo de trabalho do Instituto Auá com um arranjo de empreendimentos socioambientais para o resgate da biodiversidade da Mata Atlântica, com geração de renda por meio do comércio justo, pôde ser revelado ao continente e inspirar outras iniciativas que enfrentam os mesmos cenários de degradação ambiental e social.

“A interação com empreendedores sociais latinoamericanos permitiu conhecer diferentes soluções inovadoras, que vem fortalecendo comunidades e restaurando paisagens. Foi possível constatar que há movimentos que são tendência em toda a América Latina, como a gastronomia aliada à conservação ambiental, o que alimenta a esperança de um futuro mais limpo e justo”, diz Ana Cecília Bruni, coordenadora de Comunicação do Instituto.

Milhares de pessoas passaram pelo evento que mobilizou a população da cidade de Guayaquil durante 3 dias do evento. A premiação recebeu um total de 2733 projetos inscritos de 38 países, dos quais saíram os 500 finalistas. O objetivo foi dar visibilidade a iniciativas bem sucedidas que promovem a sustentabilidade nos diferentes países, em áreas como resíduos sólidos, água, oceanos, desenvolvimento humano, consumo responsável, fauna, energia, entre outras, num total de 10 categorias.

Abertura do Evento

Painel de Exposição dos 500 Melhores Projetos

Seminario Gastronomia e Conservação

O Instituto AUÁ apresentou-se no painel dedicado aos finalistas da categoria Bosques e Flora. Entre as iniciativas brasileiras, a ONG SOS Abelhas sem Ferrão esteve presente no painel da categoria Fauna, mostrando como atua com o resgate de abelhas nativas e a educação ambiental para a preservação de mais de 300 espécies, das quais depende a polinização da nossa flora e a garantia de alimentos para as futuras gerações.

Apresentação do Projeto do Instituto AUÁ

Projeto Instituto AUÁ no Painel de Exposição dos 500 Melhores

Projeto SOS Abelhas sem Ferrão do Painel de Exposição dos 500 Melhores

Apresentação do Projeto SOS Abelhas sem Ferrão

Dentre os 3 primeiros lugares em cada categoria, houve destaque para o México, com o projeto Restauração Produtiva da Selva Maia de CALAKMUL, que vem revertendo o quadro de desmatamento e aumento da pobreza em extensas florestas tropicais da América Central, por meio da implantação de módulos agroflorestais e de apicultura associada ao desenvolvimento comunitário de apropriação da gestão da paisagem.

O grande ganhador da categoria Bosques e Flora foi a Colômbia, com o projeto de Restauração Ecológica Re-viva a Primavera, que traz como inovação a geração de protocolos de germinação de sementes de espécies nativas e um processo de fortalecimento da soberania e governança ambiental pela comunidade do território de Piedemonte.

No mesmo evento, o projeto do Instituto Auá foi apresentado para a Cooperação Técnica da Alemanha, para o Banco Colombiano de Investimentos Socioambientais, além de negócios da indústria de alimentos, em uma rodada de negócios. Nossa experiência pioneira será considerada para futuras parcerias.

Ganhador da Categoria Bosques e Flora

Exposição de Projetos para o Público

Projeto de Educação Ambiental e Restauração das Ilhas Galapagos

Pintura de Tecido com Tintas Naturais com Indígena Peruana

Segundo Ana, o reconhecimento do trabalho do AUÁ por uma premiação latinoamericana, relembra aos brasileiros que são parte da América Latina. Estreitar relações com nossos vizinhos e integrar esta rede, fortalece o potencial do continente como desenvolvedor de soluções socioambientais, já que os problemas são inúmeros e precisam de visibilidade, investimentos e apoio.

Conheça os ganhadores em cada categoria na edição 2018 do Premio Latinoamerica Verde: http://www.premioslatinoamericaverde.com/ganadores_2018/

Confira as imagens do evento

 

 

Comente