Reserva da Biosfera do Cinturão Verde tem novo Conselho de Gestão até 2015

A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV) está entre as mais complexas das 621Reservas da Biosfera do planeta, com seus 615 mil hectares de Mata Atlântica num território ocupado por 24 milhões de habitantes. Assim, os desafios do Conselho de Gestão da RBCV são inúmeros na busca por integrar a conservação ambiental às atividades humanas, incluindo debates sobre a implantação de obras viárias como o Rodoanel ou um novo aeroporto na região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo.

No último dia 3 de outubro, foi eleito o novo Conselho de Gestão da RBCV para o período de 2013 a 2015. O Conselho é composto por 34 assentos, e a AHPCE mantém sua representação entre os 17 assentos ocupados por instituições não-governamentais, com Bely Pires como titular e Gabriel Menezes como suplente, respectivamente diretora-adjunta e diretor geral da ONG. O Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-Mais) também tem espaço como convidado na bancada não-governamental, com a representação de Israel Mário Lopes, gestor de projetos da AHPCE e ex-integrante do PJ-MAIS do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paranapiacaba.

A cerimônia de posse contou com a presença do Secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rubens Rizek, e Rodrigo Victor, Diretor de Assistência Técnica da Fundação Florestal para a Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba e Mantiqueira. Segundo Rodrigo Victor, entre as principais ações da RBCV estão o Programa de Jovens, a Avaliação dos Serviços Ecossistêmicos e o apoio à criação de Unidades de Conservação, apresentando-se como uma importante plataforma de gestão integrada do território.

Com importante papel deliberativo, o Conselho de Gestão discute temas que possam afetar profundamente a qualidade de vida do Cinturão Verde, e suas contribuições influenciam no posicionamento de órgãos como Ibama ou Cetesb. “O Conselho da RBCV acaba por sensibilizar os tomadores de decisão, principalmente em assuntos delicados e polêmicos, pois é suprapartidário, com posição neutra do ponto de vista político, mas comprometido do ponto de vista socioambiental”, diz Bely Pires, da AHPCE.

A importância do Cinturão Verde para o bem-estar humano da população de 78 municípios é marcante e, nesse sentido, a AHPCE possui parceria de mais de 16 anos com a RBCV, visando entre outras prioridades, a formação ecoprofissional dos jovens desses municípios ou a sistematização do conhecimento sobre serviços ecossistêmicos prestados pela região.

Comente