RELEASE – Reciclagem de óleo usado é tema de sensibilização em 120 escolas do Cinturão Verde de São Paulo

Há cinco anos, nascia o projeto Meio Ambiente nas Escolas, motivado pela constatação de que a parte das residências do Brasil não separa o óleo de cozinha usado e pelo potencial de coleta desse material de porta em porta. Idealizado pela Preserva Recicla, com o objetivo de abordar os temas gestão de resíduos e preservação ambiental com crianças, jovens, professores e comunidade, o projeto iniciou em 2016 uma nova etapa por meio de uma parceria com o Instituto Auá e apoio da Cargill. Agora, 120 escolas de Carapicuíba, Cotia, Itapecerica da Serra, Itapevi e Mairinque, região conhecida como Cinturão Verde de São Paulo, recebem ações voltadas para conscientização ambiental e informações sobre como descartar corretamente o resíduo. Somente em Mairinque, 20 novas escolas municipais foram inclusas no projeto em agosto deste ano. A ideia é que o município seja exemplo para todo o País quanto à possibilidade de se coletar grandes quantidades de óleo para reciclagem pela própria população sensibilizada ao tema. A meta é dar o destino correto a 55 mil litros de óleo usado até o final de 2016.

Mas os esforços vão muito além da coleta. O projeto busca orientar os envolvidos para hábitos de consumo sustentáveis, reutilização e reciclagem de resíduos, além de estruturar a rede local para a logística reversa do óleo. Já no primeiro semestre de trabalho, os resultados mostraram-se presentes, com mais de 36 mil alunos impactados em 100 escolas, além do envolvimento de famílias e realização de atividades socioambientais permanentes em escolas e abertas à comunidade local.

O papel do Instituto Auá se dá na condução das atividades educativas nas escolas, que passam a ser trabalhadas dentro de seu Projeto Político Pedagógico, lembrando-se que a educação ambiental é tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Sempre visando despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente onde está, e não somente da proteção de espécies distantes de nós. Estima-se que 1 litro de óleo usado descartado no ambiente incorretamente, polui cerca de 25 mil de litros de água, além de entupir bueiros e galerias de esgoto. Para evitar o impacto no meio ambiente é muito simples: basta esperar o óleo vegetal usado esfriar, colocá-lo em uma garrafa PET com a ajuda de um funil, e quando a garrafa estiver cheia, fechá-la bem e levá-la a um dos pontos de coleta, como as escolas participantes do projeto. No site www.liza.com.br, você pode encontrar a lista completa de pontos.

O funcionamento do projeto é sistêmico: o óleo coletado irá se transformar em biodiesel, o que é uma importante estratégia de conservação ambiental, conforme 80% do biodiesel produzido hoje no Brasil é proveniente de plantações de soja que causam desmatamento. Assim, o biodiesel reciclado contribui com o impacto evitado.

E a Preserva torna-se a responsável por toda logística para a coleta do óleo destinado para fins corretos, instalando as bombonas nas escolas e comprando o óleo coletado diretamente para a Associação de Pais e Mestres (APM). “O que promove um ciclo virtuoso, em que o recurso é reaplicado nas atividades pedagógicas, com maior independência do poder público e apropriação do projeto pela instituição de ensino”, destaca Leonardo Giardini, diretor da Preserva Recicla, responsável pela criação de toda a metodologia do projeto.

Assessoria de Imprensa – Heloisa Bio – Instituto Auá – 11 99748-3051 – heloisa.bio@aua.org.br

Comente