Reciclagem de óleo de cozinha é tema de encontro de formação com gestores escolares de Carapicuíba

No último dia 29, o Programa Meio Ambiente nas Escolas realizou o primeiro encontro de formação de 2019 com gestores escolares das 44 unidades da rede municipal de Carapicuíba. O evento definiu a meta de coleta de óleo vegetal da campanha “Lugar de Óleo é na Escola”, e também as ações que serão desenvolvidas nas escolas da cidade.

O óleo vegetal coletado terá seu descarte correto e será transformado em biodiesel. Os recursos serão revertidos para as Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas para o investimento em projetos de educação ambiental e produtos sustentáveis. A formação é uma realização do Instituto Auá, Preserva Recicla, Óleo Concórdia e Óleo Sustentável, em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O encontro definiu ações pedagógicas a serem desenvolvidas nas escolas. No final do ano, os responsáveis pelo programa fazem um balanço dos resultados para propor novas estratégias e melhorar a campanha. “O encontro é importante para alinharmos com os gestores maneiras de incentivarmos a participação da comunidade escolar na campanha de reciclagem de óleo”, explicou a educadora ambiental Carolina Cotrim.

Encontro de formação de gestores de Carapicuíba no Programa Meio Ambiente nas Escolas

Idealizador do programa, Leonardo Giardini, da Preserva Recicla, frisou o papel educador da escola com relação ao meio ambiente. “A função da escola nesse processo é de formação dessa consciência sobre o destino de resíduos na comunidade escolar”. Além disso, ele explicou que “o óleo da casa das pessoas está pulverizado, a gente não consegue coletar de casa em casa, então a escola é interessante por essa questão logística também”.

A reunião contou ainda com uma palestra sobre o ciclo da água e saneamento básico oferecida pelo responsável pela área de responsabilidade socioambiental da Sabesp, Luiz de Barros. Ele explicou o quanto é prejudicial, não só à natureza, o despejo de óleo na pia. “A gordura do óleo ajuda a deteriorar a tubulação da coleta de esgoto, o solo e os mananciais”, exemplificou.

Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação de Carapicuíba, Soraya Regina Silveira Beshara Lobo, e representantes das secretarias de Educação, Débora Silva, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Vladimir Cardoso.

Leonardo Giardini, da Preserva, instruindo as gestoras sobre a dinâmica de grupo

Escolas como parceiras dessa luta

Inaugurada em Março, a Emei Leonildo Brayim participa pela primeira vez do encontro de formação e está em processo de implantação da campanha “Lugar de Óleo é na Escola”. A diretora da unidade, Rosangela Marques da Silva, disse que tem boas expectativas e vontade de trabalhar com as crianças as questões ambientais. “Nós temos que conscientizar as crianças nessa autonomia de como a gente deve preservar a natureza e trabalhar o meio ambiente sem precisar destruir tanto”, enfatizou a pedagoga.

Também presente no encontro, a educadora Adja Cordeiro Galvão, que já participa da campanha, fez questão de comparecer para poder repassar o conteúdo. “A minha expectativa é com relação ao conhecimento que eu posso adquirir aqui e passar aos professores”, disse.

A campanha convida toda a comunidade escolar a participar e se conscientizar sobre a importância do descarte correto do óleo na preservação de mananciais. Para isso, é preciso armazenar o óleo de cozinha em garrafas pet e fazer o descarte em uma das unidades escolares do município de Carapicuíba.

Dinâmica de grupo com gestores escolares

Resultados positivos

Iniciado em 2014 na cidade, o Programa Meio Ambiente nas Escolas ganhou fôlego mesmo em 2018, quando a parceria entre os idealizadores e os gestores das escolas começou a ser melhor estreitada. As escolas têm exercido um papel fundamental na construção de consciência coletiva acerca da preservação ambiental. Muitas iniciativas têm sido implementadas por professores, diretores e coordenadores com o intuito de gerar impacto positivo.

Entre os exemplos estão a criação de metodologias como jornais informativos, gibis, customização de garrafas para as crianças levarem para casa e trazerem óleo, murais, medalhas de incentivo à participação, entre outras. Foi com essa ajuda que, no ano passado, a campanha coletou pouco mais que o dobro da quantidade de óleo estipulada pela sua meta.

Comente