Que tal apoiar a formação científica dos jovens do Cinturão Verde de São Paulo?

“Além do Vale – Ciência para Paraibuna” é o tema do projeto dos adolescentes do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), executado pela AHPCE e Instituto Florestal de São Paulo, no site Catarse.me. Para quem não conhece o Catarse.me, é uma espécie de “vaquinha coletiva”, em que cada cidadão contribui com quanto pode com projetos de baixo custo, como este de 4 mil reais, para financiamento da participação dos jovens na FEBRACE 2014, em São Paulo.

A participação é um desdobramento da oficina de Iniciação Científica do Núcleo de Educação Ecoprofissional do PJ-MAIS em Paraibuna, que acontece desde 2008 sob a coordenação do Instituto H&H Fauser, no âmbito da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP. O processo de construção do saber científico pelos estudantes de escolas públicas estaduais de Paraibuna envolve muitos desafios. O primeiro deles é motivacional, de fazer com que os jovens sintam-se capazes, e depois, fazer com que instiguem o olhar crítico para a sociedade onde vivem, diagnosticando problemas e pensando em soluções.

Os jovens da oficina do PJ-MAIS de Paraibuna possuem idade entre 15 e 21 anos e são incentivados a participar da FEBRACE (http://febrace.org.br), pela importância da feira no estímulo ao jovem cientista, compreendendo uma grande mostra de projetos realizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Que tal ir até o http://catarse.me/pt/alemdovale e ajudar os jovens a virem para São Paulo?

Os projetos finalistas para apresentação na FEBRACE 2014 são:

1- VALORIZAÇÃO DA COMIDA TÍPICA CAIPIRA EM PARAIBUNA-SP

Autores:Luana Aparecida Moraes dos Santos (16 anos), Vitória Aparecida Machado Moreira(16 anos) e Rayza Bella Mariotti dos Santos (16 anos)

2- HISTÓRIA E IMPACTOS SOCIAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO DA REPRESA DOS RIOS PARAIBUNA E PARAITINGA, EM PARAIBUNA-SP

Autores: Bruno Silva Santos de Oliveira (17 anos) e William Oliveira Moreira (17 anos).

3- LOUCOS LOCAIS – EVENTO SOCIAL E INTEGRAÇÃO DE JOVENS

Autora: Tamiris dos Santos Garcia (16 anos).

 

Comente