Quando sair da escola enriquece a vivência lúdica

Ir além dos muros da escola e conhecer outras unidades ou espaços públicos da cidade trazem inesperados aprendizados, permitindo socializar o desempenho adquirido em artes como dança e capoeira, esportes como futebol e vôlei, e as conquistas pessoais das crianças em seu próprio desenvolvimento. Eventos externos como o Escola visita Escola e passeios ao Parque da Fito, em Osasco (SP), aconteceram nos últimos dia 5 e 6 de setembro, com ricas apresentações que fortaleceram a vivência dos alunos das escolas públicas do município.

A iniciativa faz parte do Projeto Escolinha do Futuro, da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE), e envolveu: visita dos alunos das EMEFs Marina Saddi e Luiz Bortolosso a EMEF Terezinha Martins, e visita dos alunos da EMEF Élio Aparecido ao Parque da Fito, no Jardim das Flores.

“A interação entre as escolas faz as crianças perceberem que as modalidades não têm competição e sim a ideia de que todos podem aprender.Neste dia, alunos de teatro e dança participam das atividades de capoeira e vice-versa”, conta a educadora Simonica de Melo Pereira, que divide as atividades do Escolinha do Futuro na EMEF Terezinha Martins com os educadores Douglas Paixão, Daniele Fontes e Daysy Monteiro de Almeida.

Ali, eles realizaram um grande “aulão” de maculelê, seguido de gincana de brincadeiras e apresentações de teatro e dança, com a participação dosvisitantes da EMEF Marina Saddi e Luiz Bortolosso. Nestas duas últimas, os educadores Anderson de Almeida Soares, Scarlete Souza Teixeira, Miena da Silva Amaral e Aline Furquim Lima, e os educadores Mercia Maria dos Reis e Lucio Roberto da Silva, são responsáveis pelas atividades nas escolas.

escola_visita-44

Segundo Daisy Monteiro de Almeida, a troca com outras crianças estimula a curiosidade e o desempenho. “Puderam ensaiar trechos de músicas separadamente e depois dançaram juntos. Da mesma forma, promovemos a troca de correspondência entre os alunos de diferentes escolas, os quais só se conheceram no dia da visita, e reforçou sua aproximação”, conta Daisy. A curiosa gincana “caos”, em que as crianças cumpriam desafios a partir de conceitos trabalhados durante o ano, reforçou o envolvimento.

Já os alunos da EMEF Élio Aparecido da Silva, onde as opções de lazer externas são quase inexistentes no bairro, vivenciaram um dia de encantamento com a natureza do Parque da Fito, visitado em 6 de setembro. Correram pelas alamedas do parque, deram comida aos patos, jogaram futebol e brincaram nas áreas de lazer. “No entorno da escola há muitas indústrias, tráfego de caminhões e risco de violência. A carência deles por lazer é grande e a simples oportunidade de estar em outro espaço, conhecer a natureza e brincar livremente fica guardada para sempre”, opina a educadora Marcia Cristina Lopes Leal, que divide as atividades do Escolinha do Futuro na EMEF com Debora de Jesus Xavier, Artanio Silva Santos e Carlos Eduardo Poyares.

Comente