Projeto Encontrarte é realizado em Salto

De 13 a 17 de agosto, o Projeto Encontrarte – Semanas de Prevenção ao Uso de Drogas, passou por Salto, interior do Estado de São Paulo, contemplando o 8º município atendido pelo projeto que visa a integração do poder público, escola e comunidade na busca conjunta por medidas de prevenção uso de drogas por jovens.

O Projeto Encontrarte promove a reflexão aos políticos, educadores, pais e estudantes por meio de espetáculos teatrais que satirizam as problemáticas enfrentadas no diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade na luta por um fim comum.

Na noite de abertura, ocorrida no dia 13, a peça “O Pequeno Congresso Importantíssimo das Boas Intenções”, que expõe a falta de comunicação e consenso entre as autoridades, profissionais das áreas de saúde e educação, polícia e religiosos, foi exibida para estudantes da Escola Estadual Professor Paula Santos e Acylino do Amaral Gurgel e contou com a presença do prefeito Geraldo Garcia e da deputada federal Aline Correa, que apoia o projeto

No dia 14, alunos da Escola Estadual Tancredo do Amaral assistiram aos personagens “Dona Escola”, “Projeto” e “Senhorita Comunidade”, do espetáculo “Desventuras da Dona Escola”, que denuncia a batalha entre o conservadorismo e as novas ideias com a participação comunitária no ambiente da educação. O público também conferiu o dilema de “Batata”, da apresentação interativa “Batata Quente”, que mostra a angústia de um garoto submerso no mundo das drogas e que passa de mão em mão pela família, polícia, clínicas de reabilitação e a morte.

Também receberam o projeto as escolas da rede estadual: “Dolores Antunes”, “Irmã Maria Nazarena Correia”, “Acylino do Amaral Gurgel”, “Otilia de Paula Leite” e “Maria de Lourdes Moraes Costela”.

Durante a semana, o grupo do Encontrarte também realizou oficinas de teatro com os alunos das escolas participantes, para que estes estivessem aptos a encenar a peça Batata Quente em outros locais, ampliando a divulgação da mensagem.

O evento é uma realização do Ministério da Justiça e da AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica que oferece toda a estrutura operacional para o projeto.


(Fotos: Christina Velloso)

Comente