Projeto Encontrarte – Abertura 2012 foi um sucesso em Osasco!

A abertura da edição 2012 do Projeto Encontrarte – Semanas Municipais de Prevenção ao Uso de Drogas aconteceu em Osasco no dia 19 de março e foi um sucesso! O palco do auditório do Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Osasco contou com a presença da deputada federal Aline Corrêa, do presidente da AHPCE Gabriel Menezes, que também é Representante no Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de São Paulo – CONEN SP, da Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas do Mato Grosso – CONEN MT, Ana Eliza Limeira e do Presidente da Câmara Municipal de Osasco,Aluízio Pinheiro, que discursaram a respeito da importância do Projeto para a articulação de redes locais para a prevenção ao uso de drogas.

Após o cerimonial de abertura, o espetáculo “Pequeno Congresso Importantíssimo das Boas Intenções”, de autoria de Paulo Bottós e dirigida pelo gestor do projeto e também ator Daniel Cucolo, divertiu e promoveu a reflexão com uma performance na qual os membros dos diversos segmentos da sociedade são representados cheios de boas intenções mas com dificuldades de atuarem em conjunto em prol de um objetivo comum. No final, surpresa! Durante o coquetel oferecedo pela secretaria da educação, convidados e participantes foram surpreendidos com a intervenção artística “Batata Quente!”.

A Semana de Prevenção ao Uso de Drogas esteve presente no município de Osasco entre os dias 26 e 30 de março. A divertida peça teatral “As Desventuras de Dona Escola” foi apresentada para um público composto por jovens e educadores no Centro de Formação de Profissionais de Educação, na sede do JUCO (Juventude Cívica de Osasco) e também em quatro escolas da rede pública municipal de ensino e mostrou como é importante a integração da escola com a comunidade na questão da prevenção ao uso de drogas.

Além das apresentações, a Escola de Artes Cesar Antônio Salvi incorporou a montagem do “Batata Quente!” e está realizando oficinas para aproximadamente 70 alunos do curso de teatro  para que estes sejam capazes de interpretar e encenar o espetáculo em outras escolas da rede pública e nas comunidades, com o objetivo de transmitir a mensagem para mais jovens. Na peça, o jovem Batata, viciado em estágio avançado, perde o vínculo com a família e a sociedade e passa de mão em mão pela Dona Morte, da Polícia e da Clínica de Recuperação.

O encerramento do Projeto em Osasco foi realizado com uma passeata no centro da cidade, no dia 30 de março e mobilizou mais de 500 pessoas.

O Encontrarte continua em Americana, Atibaia, Campinas, Indaiatuba, Limeira, Rio Claro, Salto e Vinhedo, no estado de São Paulo.

Comente