Programa de Jovens de Paraibuna firma convênio com a Petrobras e recebe orientação da AHPCE para implementação de Empreendimento-Escola.

O Núcleo de Educação Ecoprofissional do Programa de Jovens  – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) de Paraibuna  recebe patrocínio da Petrobras desde agosto de 2011 até o mês de julho de 2013. O núcleo foi implantado em 2006 pelo Instituto H&H Fauser, OSCIP cujo foco é a promoção do desenvolvimento sustentável e da cultura na Região do Alto Paraíba, em parceria com a Reserva da Biosfera e do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) e a Prefeitura Municipal de Paraibuna (PMP). Em 2011 deu-se início a terceira turma de jovens, com idades entre 15 e 21 anos, que serão capacitados para o ecomercado de trabalho e auxiliados no desenvolvimento integral de suas potencialidades por meio de oficinas temáticas.

A AHPCE capacita a equipe de coordenação do projeto na implantação da metodologia do Empreendimento-Escola como estratégia para ampliar o ecomercado de trabalho local e como estratégia para sustentabilidade financeira do projeto. O objetivo é que cada uma das quatro oficinas (agroindústria, consumo lixo e arte, promafs e turismo) tenham um Empreendimento-Escola estruturado e no final do projeto, dois empreendimentos funcionando e gerando renda para os jovens.

O Empreendimento-Escola caracteriza-se como uma metodologia de incubação de ecoempreendimentos solidários, na qual os jovens participam como aprendizes de empreendimentos autogeridos pela equipe técnica da Instituição, apropriando-se gradativamente, de forma cooperativa, das responsabilidades e competências envolvidas, através de um ciclo de atividades de educação, saúde e capacitação profissional, até atingirem o estágio adequado de autonomia sobre o empreendimento para desincubação do grupo e formação de um empreendimento próprio.

Durante a formação, os jovens passam por vivências nos setores produtivos primário, secundário e terciário, por meio das oficinas de Produção e Manejo Agrícola e Florestal Sustentáveis (PROMAFS), de Agroindústria Artesanal e de Turismo Sustentável. Também discutem questões ligadas ao consumo e à geração de resíduos e realizam atividades artísticas na oficina Consumo, Lixo e Arte. Já na oficina de Formação Integral, trabalham o autoconhecimento, a relação com o próximo e com a sociedade e a inserção no ambiente que os cercam e, na oficina de Iniciação Científica Júnior, desenvolvem projetos científicos no contexto de Paraibuna.

Comente