SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Informações

Autor Ademar Ribeiro Romeiro | UNICAMP, Alexandre Gori Maia | UNICAMP, Daniel Caixeta Andrade | UFU, Sérgio Gomes Tôsto | CNPM, Oscar Sarcinelli | IPÊ, Bruno Puga | UNICAMP
Tema Serviços Ecossistêmicos

Resumo

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E BEM-ESTAR HUMANO NO CINTURÃO VERDE DA CIDADE DE SÃO PAULO

As cidades são um dos principais fenômenos sociais da humanidade. Metade da população do planeta, e acima de 80% da população brasileira, vivem nas zonas urbanas. As mesmas se caracterizam como agentes e vítimas da degradação ambiental planetária, o que compromete os serviços que os ecossistemas proporcionam. Nós dependemos dos ecossistemas para produzir os materiais necessários à vida, regular os processos bióticos e abióticos e proporcionar serviços culturais; estes precisam estar distribuídos por toda a cidade, assim como no seu entorno. Com o objeto de subsidiar as decisões sobre o meio ambiente, foi conduzida a Avaliação Ecossistêmica do Milênio – Millenium Ecosystem Assesment (MEA). Sua aplicação na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), a chamada Avaliação Subglobal (ASG), é uma das principais ações da RBCV. Declarada pela UNESCO, em 1994, como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Cinturão Verde se configura como a maior reserva da biosfera em contexto urbano, com área que abrange 78 municípios.

Realização: O trabalho de estruturação e consolidação da Avaliação Ecossistêmica do Cinturão Verde (ASG-RBCV) é uma iniciativa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e conta com a contribuição técnica e científica das seguintes instituições: Instituto Florestal (IF/SMA); Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE); Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA); Centro de Pesquisas de águas Subterrâneas – Instituto de Geociências (CEPAS-IGc/USP); Centro Universitário SENAC (SENAC); Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA); Embrapa Monitoramento por Satélite (CNPM); Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP); Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ/USP); Faculdade Cantareira (FC); Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF/USP); Fundação Florestal (FF/SMA); Grupo Regional de Vigilância Sanitária de Santos (GVS XXV/SES/SP); Hagaplan Engenharia e Serviços Ltda. (HAGAPLAN); Institut für Geosysteme und Bioindikation – Technische Universität – Braunschweig (IGeo); Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP); Instituto de Botânica (IBt/SMA); Instituto de Economia Agrícola (IEA/SAA); Instituto de Geociências (IGc/USP); Instituto de Pesca (IP/SAA); Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ); Instituto Geológico (IG/SMA); Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental – Faculdade de Medicina (LPAE – FM/USP); Prefeitura Municipal de Embu-Guaçu (PM – Embu Guaçu); Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA); Universidade Estadual da Bahia (UEB); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do ABC (UFABC); Universidade Guarulhos (UnG); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR).

Para fazer download gratuitamente dessa publicação, preencha o formulário abaixo:

    Nome*

    E-mail*

    Instituição*

    Cargo*