Consumo Responsável

Informações

Autor Ana Cecília de Andrade Bruni
Tema Consumo Responsável e Alimentos Orgânicos

Resumo

Planejamento de Comunicacão para o Consumo Coletivo Responsável de Alimentos da Banca Orgânica – Projeto de Conclusão de Curso para obtenção do título de especialista em Gestão da Comunicação Integrada – Centro Universitário SENAC – Nota recebida: 10,0.

O presente projeto teve como objetivo desenvolver um plano de comunicação para promover o empreendimento social Banca Orgânica que atua com o Consumo Coletivo Responsável para aquisição de alimentos provenientes da agricultura orgânica familiar. O projeto também visou estabelecer estratégias de comunicação para a fidelização dos participantes e para a integração de stakeholders. Primeiramente buscou-se compreender os desafios da comunicação na difusão de uma cultura de consumo que contrapõe os modelos vigentes de relação de mercado. Para tanto foi realizada uma entrevista com os gestores do empreendimento, um questionário com os atuais membros dos Coletivos de Consumo da Banca Orgânica, a leitura de pesquisas sobre o tema Consumo Consciente e sobre o cenário dos Grupos de Consumo Responsável no Brasil, assim como a análise da comunicação adotada até então pela iniciativa. Para fundamentar o planejamento foram feitas pesquisas sobre o Mercado de Alimentos Orgânicos, o Mercado “Verde” e o comportamento do consumidor destes segmentos. O plano resultou na reformulação das mensagens transmitidas pela comunicação da Banca Orgânica, no reposicionamento da marca para públicos-alvo mais estratégicos e na definição de ferramentas para a disseminação desta nova prática de consumo, para a formação de Coletivos de Consumo Responsável e para o relacionamento entre consumidores, produtores rurais e membros do empreendimento. Foi possível concluir que a educação de um público para novas práticas requer empenho e a compreensão de que os resultados podem vir em longo prazo, pois é necessário disponibilizar  repertório e referências  para a formação de massa crítica e tempo para assimilação de novas ideias.

Para fazer download gratuitamente dessa publicação, preencha o formulário abaixo:


Nome*

E-mail*

Instituição*

Cargo*