População descobre benefícios de separar o óleo usado em Mairinque

A Semana do Meio Ambiente de Mairinque (SP), movimentou a população da cidade para a destinação correta do óleo de cozinha usado, resultando na coleta de 3.599 mil litros de óleo de cozinha vegetal, com valor arrecadado de R$ 1.799,50 que serão destinados para projetos educativos nas 33 escolas do município. A ação fez parte da campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola”, do Instituto AUÁ em parceria com Preserva Recicla e a marca de Óleos LIZA, com apoio da Prefeitura municipal, Saneaqua, ETEC, Associação Comercial e Óleo Sustentável, nos dias 7 e 8 de junho, na Praça da Matriz e no bairro Ana Catarina.

Além da troca do óleo de cozinha usado por uma garrafa nova, houve doação de mudas e, principalmente, voluntários explicando o impacto deste óleo no meio ambiente, pois ele obstrui as tubulações de água e polui os mananciais.

A campanha é parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que funciona desde 2016 no município, com o diferencial de ter tornado todas as 28 escolas municipais e 4 estaduais da cidade em Pontos de Entrega Voluntária do óleo, junto a ações de educação ambiental com os alunos da rede pública e mobilização de suas famílias, pois a coleta do óleo usado reverte em renda para as Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas.

“A Semana do Meio Ambiente em Mairinque foi um sucesso, pois pudemos explicar diretamente para as pessoas os benefícios de não descartar o óleo na natureza, muitos se surpreenderam ao ver que o óleo usado vira uma pedra que entope as tubulações da Saneaqua. Já há consciência de parte da população sobre seu papel para a cidade, o meio ambiente e as escolas”, destacou Anne Trumer, educadora ambiental do Instituto AUÁ, que participou da Ação junto com os voluntários da Cargill e Preserva Recicla.

O objetivo da campanha é envolver toda a população de Mairinque com a meta de uma gestão integrada do óleo de cozinha usado e coleta de até 1.400 litros por mês até dezembro de 2018.

Entre os principais resultados alcançados pelo programa em 2017 estiveram a coleta de 7,2 mil litros de óleo pela comunidade escolar e o envolvimento direto de mais de 10 mil alunos nas atividades envolvendo todas as escolas da rede pública.

Separe e entregue seu óleo de cozinha usado nas escolas de Mairinque!

 

Comente