Pomares Mata Atlântica colhe parcerias locais para rede de nativas

Com 18 meses de duração, o projeto Pomares Mata Atlântica do Instituto AUÁ com Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, venceu a etapa de articulação dos atores locais saudando a participação de produtores, instituições e o apoio das Prefeituras e Secretarias de Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Salesópolis. A compreensão do poder público local de que o projeto possui benefícios em diferentes esferas, econômica, turística, cultural, entre outras, garantirá seu alcance junto aos atores diversos.

Segundo Cláudia Prudente, técnica do projeto Pomares Mata Atlântica no Instituto AUÁ, o fato das prefeituras pactuarem formalmente com a iniciativa e de instituições de peso aderirem ao esforço, cria uma estrutura de rede com quem atua localmente, garantindo a continuidade das agroflorestas com nativas para além do período do projeto.

Além disso, trata-se de um indicador importante a forte presença de produtores rurais nas reuniões iniciais do projeto, tanto os que estão tradicionalmente na terra como os novos agricultores que deixaram a cidade para investir no campo. Isso revela o quanto o tema agroflorestal tem atraído o interesse dessas pessoas.

Dezenas de produtores serão selecionados para compor um total de 100 hectares de área disponível, nos 3 municípios, onde serão criados Planos de Manejo Agroecológico para implantação de pomares com espécies frutíferas, madeireiras, medicinais e ornamentais nas propriedades. Houve forte adesão nas reuniões iniciais e a média de hectares disponibilizados foi positiva, o que irá implicar na recuperação da região como um todo.

“Fica claro que a vontade em cultivar árvores e espécies que complementam o sistema agrícola, com benefício para o meio ambiente, já é uma realidade”, expressa Hamilton Trajano, técnico do projeto no AUÁ. Ele lembra ainda que tudo isso é reflexo de um trabalho anterior da ONG de formação dessa rede com nativas na Mata Atlântica e de abertura de mercado.

São parceiros locais do Pomares Mata Atlântica: Prefeituras e Secretarias de Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim e Salesópolis, CATI, Fatec, Sebrae, Instituto Florestal de SP por meio do Núcleo Padre Dória do PESM, CAMAT.

 

Comente