Plantio, novas receitas, negócios, artesanato e bandas musicais: cambuci agita mais uma vez a Vila de Paranapiacaba

O cenário da vila inglesa de Paranapiacaba – considerada um dos cem monumentos mais importantes do mundo pelo World Monuments Fund – emoldurou o 11o Festival do Cambuci, realizado pela prefeitura de Santo André nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de abril. A cada novo Festival, comprova-se o sucesso dessa iniciativa junto à Rota Gastronômica do Cambuci, este ano em sua sexta edição.

Dessa vez, houve incentivo ao desenvolvimento de novos produtos, que passam a incrementar o cardápio local, e atrair cada vez mais turistas e profissionais de gastronomia para o local. “É emocionante participar do festival em Paranapiacaba, pois além da beleza natural, da paisagem única e das lembranças históricas, o evento aproxima autoridades, produtores, donos de restaurantes e amantes do cambuci”, expressa a chef Ana Tomazoni, que preparou um saboroso nhoque de mandioca ao molho de cambuci para degustação.

O prato de Ana foi criado numa “aula show” para o público, durante o evento de encerramento, em 27 de abril, que também teve direito a bandas de música e o resultado do famoso concurso de receitas. No concurso, inscrevem-se restaurantes dirigidos por moradores e culinaristas, dando origem a uma infinidade de tortas, empadas, doces e bebidas… especialistas do Senac, Sesi, chefs e jornalistas dão seu voto para os melhores nas categorias doce, salgado e bebida.

O Festival em Paranapiacaba incluiu ainda uma feira de artesanatos elaborados a partir do fruto, plantio de mudas da espécie na área verde do Paço Municipal, e a tradicional feira de produtos gastronômicos, no antigo Mercado da vila. Diferentes municípios da Rota do Cambuci também participam, integrando ainda mais as iniciativas que fortalecem as oportunidades de conservação do fruto e da própria Mata Atlântica.

A Rota do Cambuci é coordenada pela AHPCE, está inserida no Plano de Metas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV) e conta com a realização dos Festivais pelos produtores e Prefeituras Municipais de Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Santo André (Paranapiacaba), Mogi das Cruzes, Salesópolis, Paraibuna e Bertioga, do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Ecotur, restaurante Senzala e Rota Dória.

Comente