PJ-MAIS contribui com Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente

O mês de abril trouxe importantes retornos para o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) frente às políticas nacionais para a juventude. O Programa da AHPCE e Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo reúne experiência de 17 anos na formação integral de jovens voltada ao ecomercado e ao desenvolvimento de base local.

Com essa bagagem, o PJ-MAIS foi apresentado como um caso exemplar de políticas públicas de juventude e meio ambiente, a ser observado pelos ministérios e mesmo nas modificações e sugestões que serão incorporadas ao texto final do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Quem conta é o gestor do PJ-MAIS, Giovanni Gigliozi Bianco, que participou dos encontros entre o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e órgãos oficiais responsáveis pela implementação do Plano, nos últimos dias 15 e 16 de abril em Brasília (DF).

Já no âmbito do GT de Juventude e Meio Ambiente do CNJ, decidiu-se que o Programa de Jovens contribuirá ainda com diretrizes para a criação de um curso técnico de gestão ambiental no Pronatec, a serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC), além de realizar uma apresentação sobre políticas públicas de juventude e meio ambiente no Seminário Nacional de Direitos Humanos e Meio Ambiente, no MEC, em 27 e 28 de maio.

“Sermos convidados para participar dessas conversas mostra que o trabalho do PJ-MAIS é considerado uma referência nacional, que coloca em prática diretrizes públicas”, opina Giovanni. Segundo ele, o líder do GT de Juventude e Meio Ambiente do Conselho, Adenevaldo Teles Junior, afirmou que são poucos os programas com tanto tempo de trabalho contínuo, abordagem que inclui ecoprofissionalização, metodologia que transcende a educação ambiental tradicional e empodera o jovem como agente de transformação.

“A participação foi rica pois  abriu contato com ministérios relacionados à nossa atuação, e com diferentes organizações, a partir da oportunidade de influenciarmos importantes políticas públicas nacionais”, finaliza o gestor.

2014-05-15 - reunio no mec

Comente