Parque de Cajamar ganha Plano de Manejo com participação de jovens do PJ-MAIS

Município industrial da região do Cinturão Verde de São Paulo, Cajamar vem buscando proteger seu patrimônio ambiental apesar do avanço acelerado da urbanização, e no último dia 17 de setembro, apresentou o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Cajamar, criado em 2007. Mais do que um documento técnico, o plano é o caminho para o uso da área, o manejo de seus recursos naturais e a implantação de estruturas para o público. Assim o Parque pode receber grupos de educação ambiental e de ecoturismo.

De forma inédita, os jovens do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) também participaram do processo coletivo de construção do plano, como representantes do CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) nas oficinas participativas para o documento, com propostas para o parque e a zona de amortecimento.

O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental marcou presença no evento de entrega do Plano de Manejo, na Câmara Municipal de Cajamar, reforçando sua atuação na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, por meio do Programa de Jovens, consolidado no município. “A ideia é prestigiar a valorização dessas áreas de Mata Atlântica, que têm relação direta com a formação dos jovens e como podem ser usadas no desenvolvimento sustentável da cidade, do território onde vivem”, expressa Arianne Brianezi, gestora da Aldeia Educadora, do Instituto Auá, que conduz o PJ-MAIS.

Além dos gestores e educadores do PJ-MAIS e de representantes da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP, estiveram presentes no evento o prefeito de Cajamar, secretários e representantes da ONG Mata Nativa, executora do Plano de Manejo por meio de um termo de cooperação com a Prefeitura, além dos jovens do PJ-MAIS.

De fato, os ecossistemas do Parque representam importante fragmento da Mata Atlântica de interior, dentro do maciço montanhoso da Serra do Japi, e biodiversidade única com espécies endêmicas da fauna e flora tropical. Neste sentido, é também de grande importância como “zona núcleo” da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, aquela voltada a ações prioritárias de preservação que se harmonizem com a presença humana.

O Plano de Manejo encontra-se disponível para download no www.cajamar.sp.gov.br, página da Diretoria de Meio Ambiente.

wp_20140917_16_23_48_pro

Comente