Parelheiros comemora aniversário de áreas de proteção e tradicional evento do cambuci

Com estandes de produtores orgânicos da região de Parelheiros, barracas de plantas medicinais e ornamentais e as diversas receitas e produtos de Cambuci, como as bebidas, doces e salgados artesanais, a VI Rota do Cambuci movimentou o centro de Parelheiros junto com a Festa de Aniversário das APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia, nos últimos dias 30 e 31 de agosto.

O Cambuci é tão tradicional na região quanto a presença dos agricultores familiares, que resgatam sabores e usos na culinária local, valorizando seus aspectos culturais, ambientais, turísticos e para geração de renda. Assim, o público provou o famoso suco de Cambuci da produtora Marlene, de Parelheiros, o sorvete do fruto trazido de Rio Grande da Serra, e conheceu também as criações de Salesópolis, Mogi das Cruzes e São Lourenço da Serra, presentes no evento.

A Rota também teve a participação de produtores e microempresários das regiões de ocorrência do Cambuci, buscando paulatinamente fortalecer o plantio, cultivo, comércio e a memória do Cambuci.

Já o aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos (criada em 2001) e Bororé-Colônia (criada em 2006), é o momento para sensibilizar os visitantes para a importância dessas Unidades de Conservação, sua biodiversidade, atrativos turísticos e serviços ambientais que oferece a toda a metrópole paulista.

Assim, houve espaço para divulgação dos projetos socioambientais da região, incluindo apresentações culturais de dança, arte e música de grupos de Parelheiros e Capela do Socorro, assim como exposição dos trabalhos nos Parques Naturais Municipais de Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava e Cratera do Colônia.

img_0997 img_1037

Comente