Paraibuna resgata memórias e tradições na VI Rota do Cambuci

Unir as tradições culturais à realização do Festival Gastronômico da Rota do Cambuci vem se mostrando uma opção inteligente em Paraibuna (SP), que pela segunda vez comemora a Festa do Folclore na mesma data do Festival. Nos últimos dias 23 e 24 de agosto, o evento atraiu um público maior que em 2013, e as vendas dos produtos à base de Cambuci foram mais representativas, com destaque para o tradicional xarope de Paraibuna sempre procurado pelos visitantes.

“Além dos turistas de fora, o interesse dos moradores surpreendeu, pois tiveram oportunidade de entender o que é a Rota e conhecer seus produtos, atraídos pelos eventos culturais”, destaca Regina Gonçalves, chefe da sessão de Turismo da Prefeitura de Paraibuna.

A Festa contou com apresentações envolventes de modas de viola, forró, folia de reis, a tradicional dança Moçambique, a Congada e uma missa campal no domingo, que levou a população para a praça central e, na sequência, para conhecer as barracas dos municípios parceiros da Rota do Cambuci.

Bolos, trufas, cocadas, geleias, sorvetes, licores e cachaças preparados com o fruto nativo, vem sendo cada vez mais valorizados pelo Cambuci ser parte da história dos municípios do Sudeste. “Em Paraibuna não é diferente, temos produtores que cultivam, mas também quem só trabalha os produtos finais, além da relação entre o alto da Serra do Mar, onde estamos localizados, e os índios e tropeiros que já usavam o Cambuci em sua culinária”, destaca Regina.

03 010

Comente