Osasco constrói rede de proteção integral e define atuação futura em seminário final

Pela primeira vez no contexto de criação do CMDCA Osasco (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco), diferentes órgãos e instituições que atuam com crianças e adolescentes no município estiveram na mesma mesa de debates para estruturação da rede de proteção integral da criança e do adolescente em Osasco. A iniciativa aconteceu por meio do projeto Linha de Costura, do Instituto Auá em convênio com o CMDCA, que ao longo de um ano realizou a capacitação de cerca de 100 representantes das instituições em oficinas temáticas, para a implementação de políticas públicas para o atendimento do público infanto-juvenil.

No próximo dia 3 de junho, o projeto realiza o Seminário Municipal de encerramento das atividades, reunindo os participantes das oficinas, mas também outros atores do Sistema de Garantia de Direitos. Na ocasião serão buscados compromissos para reforçar projetos já existentes e que possibilitam o empoderamento e pertencimento de toda a população no campo da criança e do adolescente.

Estarão presentes os secretários de Assistência Social e de Educação do município, que abordam a importância da rede de proteção social para  a Assistência Social e os processos educativos, um representante do Cenpec, falando sobre a participação popular nas políticas públicas do direito da infância e da adolescência, um representante do Centro de Referência em Educação Integral (CEI), que apresenta a importância da rede de proteção na construção da educação integral, e a educadora Ondalva Serrano, do Instituto Auá, que finaliza com o papel desta formação para o desenvolvimento humano.

Há inúmeros desafios a se enfrentar no município, como a busca por romper o atendimento compartimentado das crianças e jovens, que faz com que passem de um órgão ou serviço a outro, sem que estes se comuniquem. Assim como a dissociação da proteção do público infanto-juvenil em relação a seus pais ou responsáveis, sem o necessário fortalecimento do papel da família no processo educacional.

Assim, o objetivo do projeto foi estimular com que os diversos órgãos, autoridades e entidades passem a trabalhar junto, definindo papeis e caminhos de atuação interinstitucional compartilhados. As oficinas tiveram um quórum acima do previsto e avaliações positivas ao possibilitar a participação reflexiva e protagonista dos participantes.

No próximo dia 3 de junho, durante o Seminário, o Instituto Auá também lança uma publicação registrando o aprendizado obtido e apontando caminhos para costurar novas ações de capacitação dos atores do município para práticas mais efetivas e eficientes.

 

Seminário de encerramento do Projeto Linha de Costura

Onde – Sala Osasco – R. Dimitri Sensaud de Lavaud, s/n, Vila Campesina, Osasco (SP).

Quando – 3 de junho – 9h às 13h

Imprensa – Heloisa Bio – 11 99748-3051 – heloisa.bio@aua.org.br

Comente