O Ecomercado como ferramenta que gera o consumo consciente

Uma palavra da fundadora

A Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE) vem atuando desde 1997 em várias frentes de ação em vários municípios do cinturão verde paulista, Podemos destacar, entre nossas frentes de atuação, o ecomercado por ter grande potencial para mudanças socioambientais.

Esse novo modelo de comercialização de produtos e serviços está embasado em um padrão econômico cujo pilar é a justiça social, evitando, assim, a geração de problemas ambientais. Só assim, em comprometimento com a qualidade de vida e a saúde humana, se será capaz de fomentar o acesso à cultura e a inclusão social.

Será necessário, para tanto, estimularmos cada vez mais a criação de novos mecanismos de produção e comercialização de serviços e produtos socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente responsáveis.

O consumo consciente e sustentável deve ser pensado desde a mais tenra infância, para conduzir, pois, a criança para uma formação que permita a compreensão sobre o que é necessidade essencial e o que é um desejo impulsionado por mídias ou paixões. Deste modo, tal conscientização fortalecerá relações tornando-as justas e capazes de proporcionar trocas onde todos ganhem.

Ensinar cada indivíduo como agir de maneira lógica, respeitando o ecossistema e a atual organização social é a grande motivação da AHPCE.

O grande desafio da Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, que se prepara para completar 15 anos em 2012, é conseguir unir o maior número de projetos possíveis e, através desta interação ajudar as pessoas para que se descubram como indivíduos únicos e íntegros. Este aprendizado sobre o outro e sobre nós mesmos, poderá nos conduzir para uma sociedade capaz de se reinventar, onde nos capacitaremos para utilizar os recursos naturais com sabedoria de vida e atender demandas essenciais da humanidade sem degradá-los.

Ondalva Serrano

Comente