Neka Menna Barretto defende uso de ingredientes próximos dos brasileiros, como o Cambuci!

Com cardápios originais e versáteis, nas centenas de refeições que ela produz para festas, eventos e encontros, a chef Neka Menna Barretto encontrou no Cambuci um aliado da gastronomia saudável e sustentável. Parceira do Empório Mata Atlântica, de quem compra o fruto nativo congelado, Neka desenvolveu receitas de Natal, bebidas exclusivas e está só começado o ano com ideias para transformar a biodiversidade brasileira em comida. Leia aqui sua entrevista.

P- Como surgiu o interesse em usar o Cambuci e de que forma os frutos nativos estão alinhados com sua cozinha?

Neka – No final de 2015 realizamos um banquete de 200 metros quadrados inspirado em alimentos do Brasil antes da chegada dos portugueses e colocamos o Cambuci no cardápio, devido ao contato com o Empório Mata Atlântica. O uso de ingredientes nativos está na minha alma e busco o que é nosso, o que nasce perto da gente. É mais sustentável comer um fruto nosso do que uma maçã. 

P- Qual o potencial do Cambuci como ingrediente e o que você desenvolveu?

Neka – Fizemos o suco verde e dois pratos especiais de Natal: “caçarola de pernil marinado na goiabada e no Cambuci” e “tender na cachaça de abacaxi acompanhado de compota de Cambuci”. Por sua acidez, o Cambuci combina muito com molhos de carnes, como javali e porco, além de dar um toque cítrico importante em vitaminas. Quero colocar no smoothie, pois faz a função do limão. 

P- E sobre a importância de um novo sistema alimentar baseado em ingredientes brasileiros e locais?

Neka – A maioria das pessoas não conhece as espécies nativas, em nosso imaginário uma árvore é uma macieira. Se fosse o Cambuci, modificaria nosso modo de pensar, por ser mais nutritivo, nascer perto de nós… Mas a mudança do comportamento alimentar acontece devagar. Quando falamos Cambuci, muitos ainda pensam na pimenta, não sabem a riqueza em vitamina C, potássio e nutrientes que o fruto possui.

neka_peru com cambuci

Peru com Cambuci

neka_tender com compota

Tender com compota de Cambuci

 

 

Comente