Evento “Nativas 360º” ocupa Mercado de Pinheiros em homenagem ao Dia da Mata Atlântica

Instituto Auá promove festa de 20 anos de existência resgatando a cultura,
a biodiversidade e os saberes em torno das espécies nativas do bioma

 

Um panorama de 360º pela diversidade humana e natural do bioma Mata Atlântica marca a Festa de 20 anos do Instituto AUÁ, que acontece no próximo Dia da Mata Atlântica, em 27 de maio, no Hall do Mercado Municipal de Pinheiros.

Com o evento, o Instituto AUÁ em parceria com o Instituto ATÁ, quer aproximar diferentes públicos das espécies nativas para mostrar o quanto estão dentro de nossas vidas – na cozinha, em receitas caseiras, nos restaurantes, na indústria, nos cosméticos, na saúde, nos pomares e em nossa identidade cultural. O Instituto AUÁ já atua há décadas com as nativas por meio da Rota do Cambuci e, mais recentemente, o Empório Mata Atlântica, que comercializa diversos produtos de comunidades da região da Serra do Mar no Box Mata Atlântica e Amazônica, do Mercado de Pinheiros.

A ONG também comemora seus 20 anos de existência no evento, reforçando as conquistas em torno da causa socioambiental nestes anos todos. “Queremos marcar os 20 anos do Instituto Auá mostrando as infinitas possibilidades que a biodiversidade traz, além de educar e sensibilizar para as pautas socioambientais”, expressa Gabriel Menezes, presidente do Instituto.

Serão expostos produtos de comunidades locais com degustação de bebidas e alimentos à base de frutas nativas, realização de rodas de conversa com produtores rurais do Arranjo Produtivo Sustentável do Cambuci, empresas da indústria alimentícia, varejo, nutricionistas e chefs de cozinha, exibição de mudas nativas e oficina de plantio, e uma aula-show especial com a chef Ana Tomazoni, do Slow Food Brasil.

O encerramento do evento será marcado por uma apresentação cultural do coral indígena da aldeia guarani Tenondé-Porã, da região de Parelheiros onde sobrevivem os maiores remanescentes de Mata Atlântica do município de São Paulo, que trará seus cantos e vozes como ápice da celebração do dia.

O Instituto AUÁ atua há 20 anos na Mata Atlântica, com foco na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, onde nasceu a metodologia inovadora de educação de jovens para o ecomercado, criada pela fundadora da ONG, Ondalva Serrano, para o Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social, com apoio da Unesco. Nestes anos, milhares de jovens foram capacitados para ecoprofissões e o desenvolvimento sustentável ganhou espaço em dezenas de municípios no Cinturão Verde.

Programação

9h – Plantio de Mudas de Araçá e Uvaia no deck do Mercado de Pinheiros

9h30 às 10h30 360° na Cozinhaaula-show com a chef Ana Tomazoni, do Slow Food Convivium ABC, apresentando as possibilidades do uso de nativas.

  • Receitas: Bombom de Queijos com Geleia de Cambuci, Geleia de Cambuci, Bombocado de Mandioca com Uvaia.

11h às 13h360° no Ecomercadoroda de conversa com pequenos produtores do Cambuci, representantes da AMMA Chocolates, Ecofresh, Cachaça Cambusanto, Sorvetes Naturale, Vem Lá da Roça, Cozinha 212, Casa Boali, Le Manjue, Instituto ATA, The Nature Conservancy – TNC.

13h30 às 15h00360° no Paladardegustações de:

  • sucos de nativas: Cambuci, Juçara, Jerivá e Uvaia – Instituto Auá
  • drinks especiais com nativas do restaurante Nambu
  • caldo de mandioca, pinhão e Cambuci do Bon Couvert
  • mix de verduras, legumes e frutas com Consomé de Cambuci do Tete a Tete
  • ceviches marinados no Cambuci da Comedoria Gonzales
  • crepes do Crepe do Poeta
  • creme de Cambuci da Ecofresh
  • chocolates de Cambuci e Uvaia da AMMA Chocolate

13h30 às 15h30360° nos Cultivosexposição de pés de árvores nativas e PANCs e bate papo sobre cultivo com Hamilton Trajano (Instituto Auá), exposição de sementes da aldeia Tenondé Porã, exibição de tábuas em madeira de reaproveitamento da Oficina Urutau.

15h30 às 17h360° na Cultura – vozes e danças com o Coral Guarani, da aldeia Tenondé Porã (Parelheiros – SP) e exposição de fotos dos guardiões e paisagens da Mata.

Assessoria de imprensa – Heloisa Bio – heloisa.bio@gmail.com – 11 99748-3051

Comente