Município plantador de Cambuci, Natividade da Serra tem 2º Festival do fruto

Até 2 mil pessoas assistiram ao show de música do 2º Festival do Cambuci, de Natividade da Serra, e aproveitaram para experimentar os produtos deste fruto nativo durante a festa. O evento aconteceu nos últimos dias 19 e 20 de julho, dentro da 6ª Rota Gastronômica do Cambuci, revelando a importância dos agricultores locais do município, que é hoje um importante produtor da espécie.

Com ênfase nas tradições e manifestações culturais de Natividade da Serra, o festival trouxe um desfile de cavalgada, com apresentação de cavaleiros de todas as idades, rodas de viola, e exibição do tradicional artesanato em palha, além das cachaças, xaropes e pratos à base de Cambuci. Uma das produtoras locais Cida Alvarenga comercializou a tradicional tilápia com purê de Cambuci, valorizando os pratos à base de peixe, já que a cidade é cercada pelos rios Paraibuna e Paraitinga.

“O primeiro festival aconteceu em 2009, mas esse ano fizemos um esforço para resgatá-lo devido à importância que os produtores de Cambuci têm para o município e sua economia. Dos quase 7 mil habitantes, 4 mil vivem na zona rural e muitos produzem xaropes e cachaças à base do fruto. A produção está crescendo, abrindo possibilidades de geração de trabalho, pois necessita de mão de obra na colheita e no beneficiamento dos produtos”, afirma Liliane Aquino, do Departamento de Cultura da Prefeitura, que organizou o Festival.

A Rota do Cambuci já percorreu seis municípios do Serra do Mar Paulista e em agosto segue para São Lourenço da Serra. A intenção é disseminar a cultura dos frutos nativos que contribuem com a recuperação da Mata Atlântica, mas também trabalhar no apoio direto aos agricultores, por meio de um Arranjo Produtivo Sustentável, conduzido pelo Instituto AuÁ de Empreendedorismo Socioambiental.

Comente