Mesa Biodiversa leva histórias, receitas e saberes sobre o Cambuci para os paulistanos

Com a proposta de aproximar a biodiversidade brasileira da mesa das pessoas nasce o #MesaBiodiversa, nova proposta do São Paulo Saudável em parceria com o Nambu Cozinha de Raiz, com a realização de oficinas mensais abertas ao público paulistano. A ideia é apresentar ingredientes típicos e genuínos associados à diversidade de gente e de manifestações culturais locais, explorando todo potencial de uma alimentação mais saudável.

A primeira edição do evento abre com o fruto símbolo de São Paulo, o Cambuci, apresentado pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental que há anos atua com os produtores da Rota do Cambuci. Será possível descobrir como a fruta ameaçada está sendo recuperada e de que forma incluí-la no prato com criatividade.

A oficina acontece no próximo dia 1 de julho, entre 16h e 18h, e tem formato de roda de conversa, acompanhada de receitas, degustação de pratos e bebidas e distribuição de material educativo. A chef Ana Tomazoni, do Convívio Slow Food Grande ABC, faz demonstrações das receitas e revela mais sobre sua experiência com o Cambuci no contexto do Slow Food, que valoriza ingredientes raros e ameaçados.

Fruto típico da Mata Atlântica do Sudeste, parente da goiaba e da jabuticaba, o Cambuci possui infinitas possibilidades de uso, além de propriedades medicinais, com alto teor de vitamina C e tanino. Vem permitindo uma nova economia sustentável, que mantém a floresta em pé e valoriza a rica cultura humana associada ao fruto, incluindo saberes tradicionais sobre o cultivo e receitas antigas como a da cachaça curtida no Cambuci, com mais de 400 anos de história.

“O que vai para o prato impacta positivamente no meio ambiente. Por meio do consumo consciente é possível estimular o plantio desses frutos nativos e a recuperação da mata, e com isso, também, fazemos um resgate cultural de ingredientes importantes, que contribuem ainda com uma vida mais saudável”, destaca Alexandre Carvalho, responsável pela área de Marketing do restaurante.

“Queremos despertar a ideia de que comer bem não é restringir, mas sim expandir. É descobrir a nossa biodiversidade, novas cores, texturas e sabores, que deixam o prato mais interessante e saudável, ao mesmo tempo em que influem em toda a cadeia do alimento”, conta Letícia Genesini, uma das co-fundadoras do São Paulo Saudável.

Mesa Biodiversa: Cambuci

Sexta-feira – 01/06 – 16h

Nambu Cozinha de Raiz | R. Alagoas, 651 – Higienópolis – SP

R$ 20 (evento não lucrativo)

Inscrições: comunica@aua.org.br

Vagas Limitadas

Nambu Cozinha de Raiz – Com cardápio assinado pelo Chef Renato Caleffi, e nome inspirado no brasileiríssimo Inhambu, o Nambu tem suas raízes na gastronomia funcional e orgânica, e uma proposta de saudabilidade que vai além da cozinha.

São Paulo Saudável – é um portal digital com conteúdo original e guia de indicações para o paulistano que busca em novo estilo de vida. A jovem iniciativa veio com a missão de compartilhar informações e vivências, fortalecendo valores e práticas conscientes para trazer um novo ponto de vista: o saudável autêntico.

Instituto Auá – organização com 19 anos de história dedicada a práticas sustentáveis na Mata Atlântica e promoção do desenvolvimento humano, atua com base no empreendedorismo e na visão de que todo ser humano possui um potencial a ser desenvolvido podendo transformar realidades e valorizar a vida em sua diversidade.

Slow Food – fundado em 1986 na Itália, o movimento Slow Food já conta com mais de 100 mil membros em 150 países, com a missão de defender a biodiversidade, divulgar a educação do gosto e unir produtos de excelência aos chamados co-produtores. Cada grupo local forma um Convívio Slow Food, como o do Grande ABC, em São Paulo.


Comente