Mercado de Pinheiros ganha espaço para ingredientes brasileiros e Instituto Auá leva Mata Atlântica para os consumidores

A cidade de São Paulo acaba de ganhar um importante espaço para divulgação dos sabores brasileiros, produzidos por comunidades locais em estreita relação com os biomas Amazônia, Mata Atlântica, Catinga, Cerrado e Pampas. São quatro boxes no Mercado Municipal de Pinheiros, com curadoria do Instituto ATÁ em parceria com a prefeitura e seis organizações que já atuam pela valorização da biodiversidade. O Instituto Auá é responsável pelo elo com os produtores da Mata Atlântica, levando ao público uma diversidade de bebidas, molhos, geleias, farinhas, entre outros, à base de frutos nativos com o Cambuci e a Uvaia.

Além de trazer luz para a riqueza alimentar do país, repleta de aromas e sabores ainda desconhecidos da maioria das pessoas, o projeto visa fortalecer a ponta da cadeia, contribuindo para que os produtores sejam remunerados de forma justa. Também está ligado à revitalização do Mercado de Pinheiros, datado de 1910 ainda na Av. Faria Lima, dentro da visão da Prefeitura de ampliação do uso dos mercados e da regulamentação da comida de rua em São Paulo.

“Essa iniciativa traz a visão de diversidade gastronômica a partir dos vários biomas, o que vai enriquecer o gosto da cozinha brasileira”, disse o prefeito Fernando Haddad na abertura dos boxes no último dia 1 de março. Ele afirmou que a revitalização dos mercados faz parte de um projeto maior de resgate da área rural de São Paulo, da agricultura familiar, do turismo e da agricultura orgânica, que visa uma cultura de sustentabilidade para a cidade.

IMG_2408

De fato, a ideia é trabalhar preços justos para o produtor, valorizar as peculiaridades de cada região e a preservação ambiental contida nos produtos. “O Brasil precisa estruturar suas cadeias produtivas com itens de qualidade, gerando valor e promovendo a cultura nacional”, afirmou Alex Atala, um dos fundadores do Instituto ATA. Ele acredita que será possível criar uma demanda que torne viável a produção, com o uso desses ingredientes no dia a dia dos consumidores, aproximando os extremos da cadeia alimentar.

“Estamos no bioma Mata Atlântica em São Paulo e agora os paulistanos poderão saber que aqui é a terra da Uvaia, do Cambuci e do Araçá”, destacou Gabriel Menezes, gestor do Instituto Auá. Há anos a ONG investe em formas de cultivo que respeitam a natureza, a terra e o agricultor, com ênfase nos produtores familiares da Serra do Mar (dentro do Cinturão Verde de São Paulo) e na estruturação da cadeia de frutos nativos por meio de um Arranjo Produtivo Sustentável.

Conheça os produtos da Mata Atlântica que estão sendo comercializados no Box:

– Cachaça curtida com Cambuci, com pelo menos 400 anos de tradição no alto da Serra do Mar de São Paulo

– Xarope de Cambuci, com tradição centenária na região, sendo excelente expectorante

– Licores de Grumixama, Araçá, Cambuçá, Pitanga e outras nativas, produzidos em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo

– Paleta de Uvaia artesanal da marca Empório Mata Atlântica

– Geleias de Cambuci, Uvaia, Juçara e outras nativas, de diversos produtores da Serra do Mar Paulista

– Antepastos, molhos e chutney à base de Cambuci

– Granola com Juçara, produto exclusivo de São Luiz do Paraitinga

– Mudas de Cambuci, Grumixama e Araçá

– Cambuci congelado da Rota do Cambuci

Os boxes contem com cerca de 600 produtos dos biomas, reunidos pela Central do Cerrado, Café Mocotó, Instituto Socioambiental, grupo Quintana e Instituto Auá.

Mercado Municipal de Pinheiros

Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros

Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 8h às 18h. Fecha aos domingos.

 

Comente