Mata Atlântica de Bertioga inspira festival com o tema “Muito prazer, sou o Cambuci”

O próximo fim de semana, em 26 e 27 de setembro, é de festa no município de Bertioga, marcado por importantes remanescentes de Mata Atlântica no litoral paulista. A VI Rota do Cambuci chega à cidade, no Parque dos Tupiniquins, e de forma inédita associa-se ao 1o Festival da Mata Atlântica, com a ideia de sensibilizar moradores e visitantes para a agricultura e a gastronomia sustentáveis no bioma.

A programação envolve oficinas de manejo e cultivo do Cambuci, gastronomia e degustação de pratos com o fruto, além de exposições de artesanato e de fotografias. Estão garantidas as presenças dos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Natividade da Serra, São Lourenço da Serra e São Paulo (Parelheiros).

O Parque dos Tupiniquins vai ganhar um ‘Quintal da Mata Atlântica’, com o plantio de espécie de frutos nativos da Mata Atlântica. Especialistas também participarão do Festival com bate-papo sobre os desafios da agricultura e gastronomia sustentável.

A Prefeitura de Bertioga, por meio do Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, cadastrou cidadãos interessados em receber mudas de Cambuci, dentro do programa ‘Quintais da Mata Atlântica’, e cerca de 50 pessoas levarão as plantas. O objetivo é fomentar a criação de pomares nos quintais e resgatar o cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica, possibilitando a geração de renda.

A educação ambiental também é parte da festa com um estande especial associado ao ecoempreendedorismo, além das barracas de diversos produtos como geleia, licor, cachaça, sorvete e suco, que poderão ser degustados e comercializados, dando uma visão do potencial de aproveitamento do fruto nativo.

Em Bertioga, o evento conta com patrocínio da Engenharia Costa Hirota e apoio do Instituto Eco Futuro – Parque das Neblinas e Programa Educação Ambiental Clorofila, da Sobloco Construtora.

Programação

26/09

19h – Cerimonial de abertura do Festival da Mata Atlântica
19h30 – Sarau Ambiental – Art Buriqui


27/09

8h30 – Plantio simbólico do Quintal da Mata Atlântica no Parque dos Tupiniquins
9h – Oficina de cultivo, manejo, coleta e armazenamento de Cambuci
11h – Entrega das mudas de Cambuci aos inscritos no programa Quintais

Comente