Madeiras reutilizadas viram peças de arte em Tábuas de cozinha da Oficina Urutau

Agora o consumidor do Mercado de Pinheiros já pode adquirir as Tábuas de madeiras usadas, feitas pela Oficina Urutau a partir de retalhos de obras e de pedaços comprados de madeireiras certificadas pelo Ibama. Além da beleza e praticidade, as tábuas trazem o valor da biodiversidade brasileira para o cotidiano: são feitas a partir de madeiras nobres como Jatobá, Pau-Marfim, Itaúba, Roxinho e Garapeira.

O Instituto Auá está comercializando as Tábuas em espaços como o Box Mata Atlântica e Amazônia, do Mercado de Pinheiros. Isso porque os produtos revelam que as espécies da Mata Atlântica e da Amazônia podem estar presentes na vida das pessoas de forma sustentável.

“É uma parceria muito importante para a Oficina Urutau, pois o Instituto valoriza matérias-primas naturais e de origem sustentável. E estar no Mercado de Pinheiros permite escoar a produção mas, principalmente, divulgar a ideia por trás do produto”, ressalta José Pedro Nepomuceno Ribeiro, fundador da Urutau.

 As Tábuas são feitas com fibra invertida com uma técnica exclusiva: a madeira é colada com cola à prova d’água (atóxica), cortada em tiras, girada em 90° e depois colada novamente, tornando as fibras perpendiculares ao plano de corte. Assim, a faca passa entre as fibras da Tábua ao invés de cortá-las, demorando mais para perder o fio. As fibras “voltam” para o lugar, mantendo o produto por longo tempo.

E os cuidados na conservação são delicados: deve-se hidratar todo mês com óleo mineral, deixando a madeira absorver e depois tire o excesso com um pano seco; não lavar com água quente e não deixar a Tábua de molho em água, entre outros cuidados especiais com a matéria-prima nativa! 

Mais informações: emporiomataatlantica@aua.org.br

Mercado Municipal de Pinheiros
R. Pedro Cristi, 89 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05421-040
Aberto de Segunda à Sábado, das 08:00 às 20:00

Comente