Judô e circo atraem crianças pela agilidade e concentração

“Precisa ter concentração para quando o adversário se distrair, você dar o golpe, mas no judô não importa só ganhar, aprendemos a lutar para nos divertir e nos unir”, diz a jovem Emilly Haiani, da CEMEIEF Maria Tarsila Fornazaro Melli. Ali, ao invés da fala dos adultos, foram as crianças quem abriram os espetáculos de circo e judô no último dia 2 de agosto, em mais uma atividade do Projeto Escolinha do Futuro.

O objetivo foi aproveitar a volta às aulas para apresentar as modalidades do projeto desenvolvidas na escola e incentivar os alunos a preencherem as vagas no 2º semestre. O Projeto Escolinha do Futuro é realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco e a Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE).

“No judô, os jovens são mobilizados para desenvolver a disciplina, e acabam descobrindo a amizade e o espírito de união”, expressa Leandro Arello, orientador pedagógico do projeto. Segundo ele, o “katá” apresentado pelas crianças é uma demonstração em câmera lenta dos golpes, poiso objetivo da modalidade não é estimular o alto rendimento, e sim o crescimento humano e o aspecto lúdico do esporte. Os educadores do projeto na escola são Andreia Romanovisk, Fabiana Mina, Gisele da Silva Campos e Bruno Francheschi.

A educadora da modalidade circo Fabiana, revelou as acrobacias possíveis com a “lira”, num espetáculo envolvendo teatro e movimentos circenses, além do texto de conteúdo social. “O circo é a arte mais divertida, ensina equilíbrio e agilidade, e podemos aprender perna de pau, malabarismo e ginástica com pano”, diz a aluna Alessandra Campos, que frequenta as aulas do Escolinha do Futuro na escola.

Comente