Jovens cubatenses estão na Conferência Rio+20

Cerca de 20 estudantes já estão na capital carioca divulgando a recuperação ambiental
e ações sustentáveis de Cubatão

   Jovens_rio+20 300 1 Jovens_rio+20 300 2

Vinte jovens cubatenses já estão no Rio de Janeiro fazendo parte da história! Eles participam das atividades na Cúpula dos Povos e na Cúpula da Terra, um dos núcleos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. “Representantes dos quatro cantos do mundo estão aqui para discutir o futuro do planeta. Também queremos fazer parte desse grande encontro e mostrar que Cubatão é um exemplo de como Meio Ambiente e Desenvolvimento podem caminhar juntos”, afirma Nayara Sousa, 18 anos.

Nayara é moradora do bairro do Vale Verde e abraça o Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social, conhecido como PJ Mais. Ela e outros integrantes desde Programa, além de estudantes do curso de Meio Ambiente da Escola Técnica de Cubatão, ETEC, e do Projeto Escola Cidade Sustentável, foram de ônibus até Rio de Janeiro. “Viajamos a noite inteira até chegar ao Rio, mas não tem problema. Estamos animados porque nossa missão é buscar conhecimento e experiência, e, ao mesmo tempo, divulgar nossa Cidade”, afirma a estudante.

Os jovens estão alojados na Universidade Federal carioca. Nesta quarta-feira (20/6), eles percorreram a Cúpula dos Povos onde tiveram contato direto com diferentes culturas, obtiveram informações sobre a Economia Verde e atividades sustentáveis realizadas por comunidades brasileiras e de outros países. Na quinta-feira, os jovens estarão na Cúpula da Terra, onde realizam rodas de conversa, palestras rápidas sobre a biodiversidade de Cubatão e falam do controle bem sucedido da poluição na Cidade, que rendeu a Cubatão o título de município símbolo em recuperação ambiental outorgado pela ONU, durante a ECO-92, também no Rio de Janeiro.

“Trouxemos algumas mudas de plantas preparadas no viveiro do Cepema (Centro de Pesquisas do Meio Ambiente), com árvores nativas de Cubatão, para distribuir às pessoas. Queremos mostrar a todos, definitivamente, que nossa Cidade tem uma cara nova, a cara da natureza. Tenho certeza de que participar da Rio+20 vai nos fortalecer para continuar estudando o Meio Ambiente e lutando pela sua preservação”, disse Emerson Barbosa, 17 anos, aluno da ETEC.

Essa nova geração de cubatenses demonstra interesse na causa do Meio Ambiente e seus desdobramentos, sugerindo ações de sustentabilidade, inclusive. Por isso, buscam na Rio+20 catalogar experiências relativas ao chamado Mercado Verde e Economias Criativas. “Sabemos que o Ecomercado vai ter grande desenvolvimento a partir de agora. Acreditamos que nós jovens podemos passar esse conhecimento para outros estudantes e que essa ação siga em cadeia. São ações sustentáveis que fazem toda a diferença, como, por exemplo, a confecção dos mais variados produtos com lixo reciclável”, comenta Nayara. Os estudantes devem visitar o estande de Cubatão no próximo fim de semana. Isso porque o Parque dos Atletas – onde fica o estande da Cidade – está fechado até sexta-feira para o público, sendo autorizada a entrada de autoridades nacionais, internacionais e demais cadastrados no Rio Centro, núcleo mais importante da Conferência que reúne os líderes mundiais.

Jovens conscientes –A presença desses jovens na Rio+20 surgiu a partir do engajamento dos próprios estudantes, desde a Conferência Municipal da Juventude. Depois disso, eles se reencontraram no Encontro Paulista do mesmo tema, no interior de São Paulo, e passaram a se reunir semanalmente para discutir ações e projetos voltados para o Meio Ambiente. Foi aí, então, que surgiu a ideia de atravessar esse quase 500 quilômetros de Cubatão até o Rio de Janeiro.

“Esses jovens são proativos, críticos, preocupados e interessados em Meio Ambiente e ações sustentáveis. Eles deram muita sorte de poderem participar da Rio+20, um evento histórico em todos os sentidos. Fico feliz em ver que estão se tornando protagonistas de uma sociedade mais responsável e sustentável”, afirmou Thiago Garcia, que comanda a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude.

Foto: Henrique Ramos
Click aqui para fotos
20120620-SECOM-Jovens Rio+20-MM

Morgana Monteiro
Mtb 29.202
fonte: http://www.cubatao.sp.gov.br/noticias/5987-jovens-cubatenses-estao-na-conferencia-rio20/#.T-nDNPXXiZQ
Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cubatão

Comente