Instituto Auá no Conselho Gestor do Mosaico da Bocaina de Áreas Protegidas

Com seus grandiosos 250 mil hectares entre o litoral paulista e carioca, o Mosaico da Bocaina é um conjunto de 18 Unidades de Conservação e áreas de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, e por isso necessita de um amplo planejamento para sua gestão integrada.

O Instituto Auá, baseado na experiência com a conservação ambiental por meio da produção de espécies nativas, passa a fazer parte do Conselho Gestor do Mosaico Bocaina, junto com outros representantes da universidade, prefeituras locais, órgãos públicos, GEF (Global Environment Facility), FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e empresas como Petrobrás.

Todos estes atores estiveram presentes na 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Mosaico, no último dia 30 de junho, no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar.

A ideia foi estabelecer os focos de ações prioritárias para a preservação nos próximos anos, já que os mosaicos vêm se destacando no ordenamento do território, ao compatibilizar a manutenção da biodiversidade com práticas de desenvolvimento sustentável no contexto regional.

“O Instituto Auá pode contribuir com metodologias inovadoras de captação de recursos e no trabalho com a produção de nativas para o ecomercado, gerando renda para as comunidades que vivem ali. Será construído um plano estratégico e viável, coletivamente e com foco na integração com os demais instrumentos de gestão do território”, conta Adriane Andrade, assistente de projetos da Rota do Cambuci, da ONG.

Saiba mais sobre o Mosaico Bocaina: www.facebook.com/mosaicobocaina

Comente