Instituto Auá inicia extensão rural em propriedades do Cambuci

A visão do rio Tietê correndo limpo dentro do sítio ou as encostas da Mata Atlântica ainda preservadas acompanham o cenário de algumas das propriedades produtoras de Cambuci, em municípios do alto da Serra do Mar de São Paulo. Além dos festivais gastronômicos, a Rota do Cambuci investe no Arranjo Produtivo Sustentável, que visa fortalecer economicamente os produtores locais. O trabalho é conduzido pela AHPCE/Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, e desde junho, conta com um esforço de extensão rural, para a capacitação dos agricultores, respeitando as características de cada propriedade.

Como a ideia do Arranjo Produtivo é atingir mercados e permitir a oferta em escala de frutos nativos, demanda orientação no campo para as técnicas sustetáveis de cultivo e diversificação da produção. “Transmitimos conhecimentos em sistemas agroecológicos de plantio, sempre considerando o conhecimento prévio dos produtores e valorizando suas experiências espontâneas”, conta Hamilton Trajano, técnico extensionista do Instituto Auá.

A necessidade de beneficiamento do fruto e de estruturação da produção para novos mercados, deve originar um Manual de Boas Práticas, com informações específicas para a fruticultura com espécies nativas nessa região. “Ampliar o consorciamento de espécies usando adubação verde e investir na qualidade do fruto e no beneficiamento pós-colheita, podem aumentar a renda mensal. Conhecimentos específicos, como técnicas de gotejamento, instalação de redes de coleta do fruto, e diferentes formas de fazer a poda também irão influir no sucesso da produção”, conta Hamilton.

Comente