Instituto Auá e Ângela de Cara Limpa juntos no Abraço Guarapiranga 2015

A Instituto Auá marcou presença na 10ª edição do Abraço Guarapiranga, importante ato em que o abraço simbólico à represa demostra o carinho e também a preocupação da população com a questão da água em tempos de crise hídrica. O tema deste ano foi “Água é um direito humano. Não se vende, se defende”. E em defesa deste elemento sem o qual não vivemos a população do Jardim Ângela realizou a caminhada, também conhecida como “Romaria da Guarapiranga”, partindo da sede da Associação Santos Mártires em direção ao Parque Ecológico da Guarapiranga.

O Ângela de Cara Limpa, programa de inclusão social, gestão de resíduos e incubadora de negócios sociais populares, parceiro do Instituto Auá, marcou forte presença nesta manifestação, da qual também participa da organização. Na cerimônia pelas águas, realizada pela Santos Mártires em conjunto a outras entidades filantrópicas da região, Padre Jaime lembrou da importância de ações voltadas à preservação ambiental da região, o que em sua visão inclui a coleta seletiva,o saneamento básico, a educação ambiental e o tratamento da água da represa. Padre Jaime também fez questão de chamar atenção para a problemática da violência entre jovens na região e se posicionar contra a maioridade penal, acreditando que os governos devem investir em educação e projetos sociais no Jardim Ângela.

Após a cerimônia foi realizado o plantio de uma muda de quaresmeira e uma de Cambuci, espécie nativa de São Paulo, cedida pela Rota do Cambuci.

Em seguida, os participantes deram-se as mãos formando um “abraço” simbólico em frente à represa. Chamou a atenção a participação de senhores, senhoras e crianças moradoras do entorno, o que reforça o significado que as águas da Guarapiranga tem para a população. Rivelino, integrante do Ângela de Cara Limpa, contou que costumava pescar na represa, o que hoje não é mais possível, por causa da poluição.

img_0883

Comente