Instituto Auá capacita famílias para implantar hortas urbanas em Osasco

Ensinar os moradores a produzir e comercializar alimentos orgânicos e saudáveis é a importante missão do Programa de Agricultura Urbana, que a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão – SDTI desenvolve no município de Osasco em convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho – SENAI. Agora, uma parceria com o Instituto Auá garantirá capacitações aprofundadas em técnicas de base agroecológica e estímulo a gestão associativa das famílias dentro do Programa.

Muitos já participam da iniciativa, que há anos vem formando pessoas e implantando espaços de cultivo na cidade, hoje com seis hortas urbanas que permitem o cultivo e a comercialização de produtos geradores de renda para essas famílias, em situação de vulnerabilidade social. Os cursos do Instituto Auá, abertos à comunidade, com início em 10 de março, irão reforçar o conhecimento de temas sobre compostagem, adubo orgânico, produção de mudas, comercialização e plantio alternativos, além de uma fase de assessoria técnica nas áreas produtivas, para controle de pragas, técnicas de manejo, produção de ervas medicinais, entre outras.

Estão previstas 120 vagas, que incluem a formação de grupos já atuantes e de novos interessados, prevendo-se ainda a implantação de novos canteiros na estufa-escola e a capacitação da própria equipe técnica da prefeitura relacionada ao Programa.

“A parceria com o Instituto Auá possibilita a presença de técnicos com experiência na área para ampliarmos as ações nas hortas. Já existe demanda para novas áreas e criação de mais grupos. Há um potencial muito grande de crescimento da agricultura urbana em Osasco”, afirma Celso Pedro, responsável pelo Programa na SDTI.

Segundo ele, o município possui uma alta densidade populacional, com poucas áreas livres e, por isso, as hortas urbanas são espaços importantes, com uso exclusivo para produção de alimentos. “E as próprias hortas são fonte de comercialização, onde os moradores do entorno vão comprar os produtos orgânicos, além destes serem vendidos numa feira própria uma vez na semana”, diz Celso.

Finalmente, o curso irá combinar aulas práticas e teóricas, voltadas para o aumento da produção e a melhoria da qualidade e diversidade dos produtos, mas também enfocar a metodologia do Instituto Auá de educação para o desenvolvimento humano, com base na cultura da paz e na antroposofia.

Comente