Instituto AUÁ assume Conselho da RBCV e reafirma papel no Cinturão Verde

O Instituto AUÁ será novamente conselheiro da RBCV – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de SP, onde sempre desenvolveu ações para preservação da Mata Atlântica que sustenta a cidade, formação de mais de 2,5 mil jovens no Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social, além da participação na avaliação dos serviços ecossistêmicos prestados pela natureza deste território.

A Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo possui 2 milhões e 100 mil hectares, dos quais 600 mil são áreas de vegetação nativa, que sustentam o bem-estar da população urbana, garantindo qualidade da água, equilíbrio climático, alimentação, cultura, turismo, entre outros. Por isso, empreendimentos como a Rota do Cambuci e o Programa de Jovens estão diretamente relacionados à sua proteção: o primeiro resgata a espécie nativa que recupera a floresta, enquanto o segundo vem formando pessoas para atuarem como ecoprofissionais em um novo ecomercado.

A cerimônia de posse do novo Conselho de Gestão aconteceu no final de outubro, com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Trani, do Diretor Geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci, e o ex-Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro de Oliveira Costa, que falou sobre o Programa MaB – UNESCO – Homem e a Biosfera e Rede Brasileira das Reservas da Biosfera.

O dia foi marcado pela entrega de Certificados do Conselho de Gestão da RBCV, com uma rodada de apresentações dos novos conselheiros. Para a Presidência do Conselho foi eleita Anita Correia de Souza Martins, e para o Bureau da RBCV foram eleitos representantes da Fundação Florestal, Fapesp, Emplasa, RBMA, Prefeitura de Jacareí, SMA, Instituto AUÁ e Sabesp.

Consulte nossas Publicações que ajudam a conhecer este território e os programas do Instituto:

DESENVOLVIMENTO LOCAL NAS MÃOS DA JUVENTUDE – Guia do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social

 

Cambuci: O Fruto, O Bairro, A Rota

 

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS E BEM-ESTAR HUMANO NO CINTURÃO VERDE DA CIDADE DE SÃO PAULO – Sumario Executivo

Comente