Homenagem da Associação de Agricultura Orgânica traz notícias positivas para a agroecologia

Manter viva a consciência do que significa a agricultura orgânica, para o solo, a água, o alimento ou as pessoas, é a grande tarefa da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), nas palavras de seu presidente, Guaraci Diniz. Ele entregou a homenagem de “sócio honorário”, pelo relevante apoio oferecido à AAO, a quatro personalidades ligadas a sua história: o fundador da associação Yoshio Suzuki, o especialista em agricultura natural Shiro Miyasaka, o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de São Paulo e do Conselho de Meio Ambiente da FIESP, o engenheiro Walter Lazzarini e a agrônoma e diretora da AHPCE Ondalva Serrano, que também presidiu a AAO na dédada de 1990 e de 2010, sendo responsável por sua rearticulação.

“Precisamos de pessoas que plantem a verdadeira essência da agricultura orgânica, e não só as que busquem conquistar mercados. Todos os homenageados colaboraram para essa atitude, trabalhando há décadas para criar ‘mentes’ orgânicas”, destacou Guaraci.

Autora da obra de referência para a agricultura sustentável no país, o “Manejo Ecológico do Solo”, lançando na década de 1980, a agrônoma Ana Primavesi esteve presente na celebração

da AAO, e lembra a importância de “voltarmos aos tempos antigos para fazermos uma agricultura cada vez mais natural”. Como acontece sempre que comparece ao encerramento de ano da AAO, Ana Primavesi recebeu flores em sua homenagem.

O evento aconteceu no último dia 14 de dezembro, no Parque da Água Branca, e contou com importantes anúncios para o avanço da agroecologia. O vereador Gilberto Natalini trouxe a notícia de aprovação em primeira votação na Câmara Municipal do novo PL sobre a obrigatoriedade de inclusão dos alimentos orgânicos na alimentação escolar do município. “Esperamos a sanção do prefeito em meados de 2014, quando a cidade passará a assumir a compra de alimentos saudáveis para mais de um milhão de crianças”, afirmou Natalini.

Segundo Ondalva, o agricultor faz parte da categoria profissional que garante a vida, mas está cansado e desmotivado pela falta de reconhecimento. “A agroecologia vai além de procedimentos e normas, envolvendo as múltiplas formas de intervenção no meio natural. Por isso, a educação é a linha mestra de nossa atuação”, reforçou a diretora da Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE).

A assessora parlamentar do vereador Nabil Bonduki, Maria Lucia Bellenzani, também revelou que Ana Primavesi receberá o título de cidadã paulistana na Câmara Municipal, na ocasião de finalização das audiências públicas do Plano Diretor de São Paulo, no próximo dia 19 de dezembro. “Foram 45 audiências, que incluíram a luta pela definição da zona rural da cidade, por instrumentos de pagamento por serviços ambientais e um programa de segurança alimentar e nutricional no plano. A mobilização em torno desses temas foi impressionante”, contou Maria Lucia.

A AHPCE possui uma importante frente de agroecologia, por meio da qual vem difundindo conceitos e tecnologias sustentáveis e influindo em políticas públicas, a exemplo da criação da Frente Parlamentar de Agricultura Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia de São Paulo – que entrelaça a participação da sociedade civil e de 36 deputados estaduais – ou da articulação que levou à criação da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD) de São Roque. “Se formos capazes de viabilizar um novo processo de pesquisa, ensino e extensão neste espaço, promovendo a capacitação de produtores e técnicos de extensão rural, poderemos converter sistemas convencionais a orgânicos, gerando alimento saudável para os municípios da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo”, expressa Ondalva.

Comente