Frutas nativas em receitas caseiras enriquecem oficina gastronômica na Rebal

No último sábado, 18 de março, os moradores de São Caetano do Sul (SP) descobriram um universo inédito para a culinária caseira a partir de espécies presentes nos antigos quintais da cidade, mas cujo enorme potencial gastronômico ainda é pouco conhecido. A oficina “Especial Frutos da Mata Atlântica”, conduzida pela chef Gláucia Ferreira, do Instituto Auá, aconteceu no espaço Gourmet da Rebal Soluções em Cozinha, e visou justamente mostrar o quanto a biodiversidade brasileira é acessível e de fácil preparo em cardápios do dia a dia.

“Priorizamos sempre os produtos brasileiros e a indústria nacional, a parceria com o Instituto Auá reforça a busca por mostrar o que é nosso, ingredientes que muitas vezes não são conhecidos, como o Cambuci, mas com papel nutricional e culinário importante. São produtos da região, o que torna a oficina notícia e caminho para sua valorização”, expressa Thais Natale, proprietária da Rebal.

O público de cerca de 40 pessoas aprendeu receitas sofisticadas, que promovem um paladar inesquecível e, acima de tudo, uma alimentação de qualidade diferenciada para a saúde, conforme os ingredientes são integrais, naturais e em sua maioria, orgânicos. As receitas de prato principal, bebidas e sobremesa encantaram a todos: Macarrão de abobrinha ao molho cremoso de Cambuci e Gorgonzola; Suco Mix de Cambuci e Smoothie de Uvaia; Banana Caramelizada com Xarope de Cambuci e Suco de Cambuci com leite de coco.

Os produtos do Empório Mata Atlântica, à base de nativas como a Uvaia, Juçara ou Araçá também foram levados ao público, revelando a diversidade de criações dos agricultores familiares da região do Cinturão Verde de São Paulo. “Costumamos achar que cozinhar com ingredientes diferentes é algo difícil, mas com orientações simples é possível levar esses frutos para nosso lar, cozinhar com produtos sem química e de origem conhecida”, destacou a chef Gláucia.

A oficina é uma ação da nova iniciativa do Instituto Auá, os Buffets da Mata Atlântica, que promovem um serviço de banqueteria com espécies de nossos biomas, exclusivamente preparadas para enaltecer o sabor da biodiversidade. Assim, as pessoas percebem que esses ingredientes não são elementos distantes, podendo chegar ao prato e proporcionar vivências sensoriais únicas.

Além disso, as frutas nativas da Mata Atlântica são raridades que vêm sendo valorizadas no mundo todo, a exemplo do Cambuci considerado hoje um produto da Arca do Gosto do Slow Food, e cada vez mais cultivadas como meio de recuperação ambiental.

 

Comente