Festival em Paraibuna e Santo Amaro e chegada ao Mercadão Municipal de São Paulo marcam a 5ª Rota do Cambuci

Uma grande festa folclórica, com música, brincadeiras tradicionais e barracas de comidas típicas, reforçou o encanto da 5ª Rota Gastronômica do Cambuci na cidade de Paraibuna (SP). O local, que produz o famoso xarope de cambuci de Paraibuna, recebeu representantes de todas as cidades que participam da Rota e promovem o fruto típico da Mata Atlântica, durante o festival que aconteceu entre 23 e 25 de agosto.

A Rota do Cambuci, que passa por seis municípios do Estado de São Paulo, de Parelheiros a Caraguatatuba, conta com a participação ativa das Prefeituras Municipais de São Paulo, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Rio Grande da Serra e Santo André, do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Ecotur , restaurante Senzala e Rota Dória, é coordenada pela AHPCE e está inserida no Plano de Metas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo – RBCV. Em Paraibuna, o Festival do Cambuci foi realizado pela Diretoria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, junto com a Festa do Folclore, organizada pela Fundação Cultural Benedito Siqueira e Silva.

Como parte da programação, o Instituto de Tecnologia do Alimento (ITAL) promoveu importantes palestras sobre “Boas práticas de manipulação de alimentos” e “Oficina de produção de geleia de Cambuci”. Na primeira, os técnicos ensinaram como garantir a integridade dos alimentos em todas as etapas de manipulação, evitando por exemplo, sua contaminação biológica e química, por meio da higiene pessoal, da cozinha e dos equipamentos. Já a produção de geleia é uma boa opção de processamento e pode ser feita com o fruto inteiro ou apenas com seu suco.

A valorização deste fruto ameaçado de extinção, que só ocorre nas vertentes da Serra do Mar Paulista, vem acontecendo há cinco anos por meio de uma grande articulação entre programas públicos, sociedade civil organizada, iniciativa privada e produtores agroecológicos, que transformaram o cambuci no símbolo de um modelo exitoso de desenvolvimento sustentável.

“A comercialização de produtos à base do fruto, como licores, sorvetes, molhos ou cosméticos, vem permitindo a geração de renda, a conservação da mata nativa e o fortalecimento histórico e cultural nos municípios”, diz Gabriel Menezes, diretor geral da AHPCE.

Esse potencial de utilidades do cambuci e seus desdobramentos foram mais uma vez expostos no Mercado Santo Amaro, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de setembro. O grande movimento de pessoas proporcionou um número de vendas positivo para os produtores. Organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o evento em Santo Amaro abrangeu o público da zona sul da cidade que manifestou aceitação por esta fruta que está sendo redescoberta pelos paulistanos a partir de produtos diversos, como o suco, a cachaça, a trufa, o sorvete e a geleia de cambuci.

O festival de encerramento da edição 2013 da Rota do Cambuci será realizado no Mercadão Municipal de São Paulo, nos dias 19 e 20 de outubro. Não Perca!

Confira o mural de fotos do evento de Paraibuna

Confira o mural de fotos do evento de Santo Amaro

Comente