Festival do Cambuci de Paranapiacaba: cultura paulista ganha força

Aconteceu nos últimos finais de semana de abril o 15º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, que se confirma como um evento importante do calendário paulista para a promoção da cultura viva do fruto. Este ano, a Rota do Cambuci ocupou o galpão do Senai com atividades de degustação, bate-papo com os produtores, oficinas e a promoção do consumo sustentável.

A vila histórica, que possui mais de 450 anos, recebeu uma série de atrações artísticas e aulas gastronômicas, entre outras atividades, em homenagem ao fruto típico da Mata Atlântica. O evento é uma realização da prefeitura de Santo André.

Com o objetivo de fazê-lo chegar cada dia mais na culinária, os produtores da Rota do Cambuci inovam a cada ano com lançamentos gastronômicos, como a nova farofa de Cambuci, do Rancho Inhame Bravo de São Lourenço da Serra, ou o homus árabe à base do fruto, do Recanto Magini de Parelheiros (SP).

Além das mudas nativas do Instituto AUÁ, dos doces, salgados e bebidas tradicionais, a programação contou com participação da chef Ana Tomazoni do movimento Slow Food e uma curiosa oficina de produção de iogurte caseiro de Cambuci, com Beth Sá, produtora de Parelheiros. “A ideia é tornar o galpão cada vez mais um espaço de referência que valorize a cultura local e o turismo com base na vocação da região”, diz Gabriel Menezes, do Instituto AUÁ.

Comente