Festas juninas servem de palco para espetáculos artísticos em Osasco

O Projeto Escolinha do Futuro já é uma referência no município de Osasco, ao mostrar que é possível fazer educação pública com qualidade, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a ONG AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica. Em ocasião das festas juninas que acontecem em grande parte das unidades de ensino, os educadores mais uma vez “vestiram a camisa” da escola e desenvolveram diferentes trabalhos de resgate cultural com os alunos.

Xaxado, maculelê, capoeira e apresentações de dança puderam ser vistas em unidades como a EMEIEF Colina D’Oeste, no Morro do Socó, a EMEF Saad Bechara, no Jardim Piratininga, ou a EMEF Luiz Bortolosso, no Rochdale. Em todas elas, os educadores de Apoio Pedagógico e Xadrez (APX) e de Modalidades trabalharam em conjunto com o trio gestor e os professores na organização das festas abertas à comunidade.

Um enorme painel sobre o cangaço, aproveitando a data de comemoração de cem anos de Lampião, decorou o espaço da quadrilha da EMEF Saad Bechara. A criação nasceu da pesquisa proposta pelos educadores do Escolinha do Futuro às crianças, que descobriram por exemplo, que o cangaço foi um fenômeno exclusivo do Nordeste e espalhou-se como epidemia pela região em 1900.

“Há muitos alunos nordestinos na escola, assim decidimos trabalhar a cultura popular como forma de reforçar suas raízes e o laço das famílias com as crianças. Resgatamos os passos do xaxado e, na hora da apresentação, trocamos as armas tradicionalmente usadas, por bastões com flores brancas, homenageando a cultura da paz”, explica a educadora APX da EMEF, Marcela Primo.

Já o maculelê e o waka waka, apresentados na EMEIEF Colina D’Oeste, são danças folclóricas que simbolizam uma luta tribal e os ritmos africanos, respectivamente. Além de incorporar o gingado e as fantasias e pinturas típicas para a apresentação, as crianças supreenderam a comunidade escolar por sua expressividade. “É importante para os pais, pois querem ver o que seus filhos fazem e descobrem que estamos valorizando a cultura afro-brasileira”, expressa a diretora da EMEIEF Andrea Roia.

Na EMEF Luiz Bortolosso, onde o Escolinha do Futuro impulsionou a construção de uma quadra específica para a modalidade de Futebol de Salão, as festas juninas serviram de motivo para danças e uma apresentação diferenciada sobre Cultura da Paz no Esporte. Nesta última, as crianças vestiram camisetas com palavras como solidariedade, amor ou respeito, soltaram bexigas e contaram para a comunidade suas descobertas sobre a relação entre o esporte e os valores humanos.

“Muitos sonham em ser jogadores e acompanham os jogos de futebol, então aproveitamos para despertar o interesse a partir do que observam nos estádios, a importância do jogo limpo, do que é um esporte educacional, a questão do gênero e das habilidades motoras”, conta Miene Amaral, educadora da modalidade de Futsal da EMEF e responsável pela iniciativa em conjunto com a APX Aline Lima.

Comente