Festa das APAs e VI Rota do Cambuci integram comemorações

A Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos comemorou seu 13º aniversário enquanto a APA Bororé-Colônia festejou o oitavo ano de sua criação no dia 30 de agosto na 8ª realização da Festa das APAs, evento que visa aproximar estas importantes Unidades de Conservação  do extremo sul da cidade de São Paulo de sua população.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Rota Gastronômica do Cambuci integra o festival que divulga as principais características e atrações das APAs, como o turismo e projetos socioambientais desenvolvidos com a participação da sociedade civil para conciliar, de forma sustentável, a preservação de áreas remanescentes e o bem estar da comunidade inserida na região.

As regiões de Parelheiros e Marsilac hoje contam com pequenos produtores rurais que cultivam o cambuci como alternativa de geração de renda e conservação ambiental. A Rota do Cambuci tem o propósito de valorizar e fortalecer a produção agroecológica familiar deste fruto nativo da Mata Atlântica e organiza festivais gastronômicos com a participação de produtores, prefeituras e diversos parceiros, resgatando aspectos culturais, históricos, gastronômicos, econômicos e turísticos.

Em Parelheiros, o público foi apresentado a diversas receitas derivadas do cambuci, como geleia, cachaça, sucos e sorvetes e  teve a chance de conferir atrações culturais, palestras, passeio ciclístico entre outras atividades promovidas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo.

A Rota do Cambuci é organizada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Social em parceria com produtores e as prefeituras dos 11 municípios integrantes do movimento.

Comente