Festa das APAs e V Rota do Cambuci

Pouco conhecido dos paulistanos, o distrito de Parelheiros, na zona sul da cidade de São Paulo,  ocupa 25% do território da capital paulista, possui nascentes que abastecem as represas Billings e Guarapiranga, aldeias indígenas guarani e a Cratera da Colônia, provocada por um corpo celeste há milhões de anos atrás. Para proteger estas riquezas, há 12 anos foi criada a Área de Proteção Ambiental – APA Capivari-Monos e há 7 anos, a APA Bororé-Colônia.  A já tradicional festa de aniversário das APAs se associou pelo terceiro ano consecutivo à Rota Gastronômica do Cambuci que nos dias 8 e 9 de junho realizou seu festival nessa região que ainda preserva pés de cambucizeiro em suas matas.

Organizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA, o evento reuniu pequenos produtores rurais que integram a Rota do Cambuci, vindos dos municípios de Mogi das Cruzes, Santo André – Vila de Paranapiacaba, Salesópolis, Paraibuna, Rio Grande da Serra e do próprio bairro de Parelheiros, para comercializar seus produtos desenvolvidos a partir da fruta cambuci, nativa da Mata Atlântica, prima da goiaba e da jabuticaba. Receitas doces e salgadas, sucos, licores e cachaça puderam ser degustados por um público que vem descobrindo cada vez mais o potencial desta fruta cujo cultivo e consumo vêm sendo resgatados por este programa coordenado pela AHPCE, que alia geração de renda e conservação ambiental, além de turismo e cultura.

Para dar inicio aos festejos no sábado, houve a cerimônia da abertura no Céu Parelheiros, com seminário sobre a Cratera de Colônia, apresentação de projetos socioambientais da região, oficinas artísticas e uma aula básica sobre o rapel. No domingo aconteceu o passeio de barco pela represa Billings, passeio ciclístico, trilha pelo Parque Natural do Itaim, visita à Casa do Rosário, primeira galeria de arte em uma periferia de São Paulo, passeio pelo centro de desenvolvimento humano Centro Paulus, um ambiente agradável em meio a Mata Atlântica, muita música, dança, comidas típicas e artesanato.

Comente