Festa das APAs e IV Rota Gastronômica do Cambuci em Parelheiros

No dia 17 de junho, o distrito de Parelheiros comemorou o aniversário de criação das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) Capivari-Monos, há 11 anos e Bororé- Colônia, há 6.

Com uma área de 251km2 a APA Capivari-Monos está inserida na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e da Mata Atlântica, protege as cabeceiras dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e abriga remanescentes de Mata Atlântica, rios limpos e cachoeiras, além de comunidade indígena Guarani.

A APA Bororé-Colônia possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as represas Guarapiranga e Billings, ambas pertencentes à Bacia do Alto Tietê, contribuindo de forma essencial com a manutenção dos mananciais e recursos hídricos, que abastecem cerca de 30% da região metropolitana de São Paulo. Tem como objetivo promover a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região.

A festa, realizada na Praça Júlio Cesar de Campos, no centro de Parelheiros, integrou o Festival da IV Rota Gastronômica do Cambuci, circuito gastronômico que tem como objetivo resgatar o cultivo e o consumo dessa fruta nativa da Mata Atlântica paulista, aliando preservação ambiental e geração de renda para as comunidades locais.

Durante todo o dia, o público que prestigiou a festa teve a chance de experimentar o típico sabor paulista do cambuci em suas mais variadas formas: do doce ao salgado, passando pelas bebidas, todos os produtos agradaram. O sucesso do suco do Cambuci, da garapa com Cambuci, das trufas, sorvetes, cachaças e dos deliciosos pratos do Bar do Peixe e do restaurante da Marlene, foi absoluto.

Nesta edição da Rota, os jovens  que fazem parte do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) – Núcleo de Educação Ecoprofissional Parelheiros, marcaram sua presença divulgando as atividades em PROMAFS – Produção e Manejo Agrícolas Florestais Sustentáveis – realizadas por eles durantes as oficinas de formação ecoprofissional. Além disso, arrecadaram verba com a venda da garapa com Cambuci.

O saldo do evento foi prá lá de positivo, com muito interesse por parte do público em conhecer mais sobre o Cambuci, tanto que a procura por pratos feitos a base do fruto nos estabelecimentos da região aumentou muito nas semanas seguintes.

A IV Rota Gastronômica do Cambuci continua:

Caraguatatuba – 14 de julho
Encerramento no Mercadão – São Paulo – 4 e 5 de agosto

Comente