Evento no Mercado Municipal de São Paulo em 11 e 12 de outubro afirma aliança pelo Cambuci

A realização de 13 Festivais em 11 municípios do Estado de São Paulo, e a oferta do Cambuci em estabelecimentos comerciais para o consumidor paulista, marcam as conquistas da Rota Gastronômica do Cambuci em 2014. A iniciativa diferencia-se pela união entre produtores, chefs, gestores de turismo e aliados que fortalecem o valor do fruto nativo, e terá seu encerramento nos próximos dia 11 e 12 de outubro no Mercado Municipal de São Paulo, com uma série de atrações culturais e socioambientais.

O evento acontecerá no Salão de Eventos do Mercadão, junto à tradicional feira de artesanato, com exposição e venda dos produtos à base de Cambuci (cachaças, doces, salgados, cosméticos, entre outros) pelos produtores locais, degustação pelo público, show do grupo de percussão com instrumentos recicláveis Atirei o Pau na Lata (sábado, às 11 horas) e da tradicional Banda Lira, de Paranapiacaba (domingo às 14 horas).

“A Rota do Cambuci esse ano consagra a aliança entre produtores locais, chefs que vem desenvolvendo a gastronomia com base na biodiversidade brasileira, parceiros da área cultural e de turismo, e o mercado consumidor que já encontra o fruto no varejo”, destaca Gabriel Menezes, coordenador da Rota do Cambuci pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental.

Pela primeira vez, o Cambuci se encontra disponível para compra direta a partir de 2014 em lojas de São Paulo como o Mercado Apanã e o SuperNatural, em pacotes de fruto congelado. Significa, que o consumidor passa a apoiar diretamente o esforço de conservação da Mata Atlântica por meio da compra, acessando o fruto cultivado de forma agroecológica produtores da Serra do Mar.

O evento do Mercadão também marca o lançamento do site da Rota do Cambuci, plataforma colaborativa inédita, para troca de informações e mobilização entre os municípios, parceiros e produtores, além de reunir dados sobre a Mata Atlântica, o fruto, os produtores e as notícias mais atuais sobre os Festivais, o Arranjo Produtivo Sustentável e os Roteiros Turísticos do Cambuci, que compõem a Rota.

Desde setembro, a iniciativa também conta com página no Facebook: www.facebook.com/rotadocambuci

A Rota é coordenada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, está inserida no Plano de Metas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV) e conta com a participação ativa das Prefeituras Municipais de São Paulo, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Rio Grande da Serra, São Lourenço da Serra, Bertioga, Ribeirão Pires e Santo André (Paranapiacaba), do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, Ecotur, restaurante Senzala e Rota Dória.

mercado-municipal

Comente