Estreia de grupo de percussão revela potencial dos instrumentos reciclados e ritmos regionais

Com um espetáculo de tambores de lata de tinta ou surdos de galões de plástico, o grupo “Atirei o Pau na Lata” estreou no último dia 18 de novembro durante a Semana da Consciência Negra, no município de Osasco, com a presença de educadores e autoridades da cidade. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, no Centro de Formação de Professores, onde o novo grupo introduziu a mensagem da sustentabilidade e valorização da cultura popular.

Ao mostrar ser possível tirar música de materiais recicláveis, com ritmos e timbres tão potentes quanto os de instrumentos convencionais, o Atirei o Pau na Lata propõe o resgate de ritmos regionais, étnicos e folclóricos, com a intervenção em espaços públicos e contato com as comunidades. Essas podem participar de oficinas de criação e uso dos instrumentos, até os cortejos de rua, com os quais o grupo espera atrair público de todas as idades.

“A estreia do grupo foi a realização do sonho que em muitos momentos pareceu impossível, e apresentar o espetáculo aos educadores de Osasco mostrou a possibilidade da conscientização para a importância do ritmo e do corpo na educação”, coloca Fábio Galho, uma das lideranças do grupo.

A iniciativa tomou forma a partir de um projeto de educação integral de Osasco, reunindo educadores do município em torno da nova ideia, que aproveita as competências existentes dentro do grupo e é conduzida pela Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE). Hoje, o Atirei o Pau na Lata é composto por 18 educadores populares das áreas de teatro, dança, música, poesia, circo, capoeira e percussão.

“Mostramos a possibilidade de extrair cultura de simples objetos que iriam para o lixo. Tudo pode virar música, a ideia é usar os instrumentos para desenvolver a criatividade e o ritmo dos participantes”, expressa um dos líderes do grupo, mestre Tiê, da capoeira.

O trabalho se inspira no grupo Pau e Lata, de Natal (RN), fundado pelo educador Danúbio Gomes ainda em 1990, que visa a formação artística por meio da música, preservação ambiental e uso de materiais recicláveis do próprio local. Para o jovem educador Elton, fazer parte do grupo é valorizar sua origem na cidade de Osasco, “a partir do som que nasce da periferia e mostra uma nova visão de mundo, baseada na mistura de talentos, nas raízes locais e na cultura popular”.

Segundo Isis Castro, arte-educadora da AHPCE e idealizadora do projeto, “a intenção é ser uma intervenção saudável, que leve alegria e forme multiplicadores, descobrindo novas formas de aprendizagem a partir dos movimentos do corpo, do tambor, da dança, do canto, e da poesia”.

Assim, o Atirei o Pau na Lata partirá rumo a diferentes municípios do Cinturão Verde de São Paulo, onde a AHPCE atua, buscando vitalizar espaços públicos como praças, escolas, feiras, parques, “Como uma onda que altera o cotidiano por meio da arte e da interação com a comunidade”.

Comente