Escolinha do Futuro e Sementes de Primavera incentivam a cidadania desde a infância

Na tarde do dia 22 de maio, 18 crianças da EMEF Osvaldo Quirino, escola do município de Osasco, representantes de classe eleitos pelo  Sementes de Primavera do Projeto Escolinha do Futuro, participaram de uma ação cidadã que é um exemplo para todo o país!

Acompanhadas pela professora Cíntia Lima e pelas educadoras do Escolinha do Futuro, Flávia Same, da modalidade futsal e Vanessa Ferreira, da modalidade judô, as crianças estiveram na Câmara dos Veradores com o intuito de conhecer o que faz e como é feito o trabalho de um vereador. Representando seus colegas de classe, os alunos levaram à Câmara diversas dúvidas e questões que foram elaboradas em conjunto dentro da sala de aula, antes da visita. Além de perguntas sobre o papel dos vereadores na política e no desenvolvimento social e de como as leis são elaboradas, as crianças também encaminharam aos vereadores alguns problemas que fazem parte da realidade da escola e da comunidade.

As crianças visitaram todos os 21 gabinetes da Câmara, conversaram com todos os vereadores presentes e também participaram de uma Assembléia Extraordinária.

De volta para a sala de aula e munidos de informação, os representantes de classe repassaram o conhecimento adquirido aos seus colegas. Juntos irão planejar um projeto de lei que visa dar solução a uma questão social identificada por eles.

Esta ação faz parte de um programa que envolve a escola, a comunidade e educadores de Osasco, denominado Parlamento Criança – Democracia e Espírito Crítico – Osasco na Redemocratização do País do qual participam outras três escolas que também visitarão a Câmara dos Vereadores e desenvolverão as mesmas atividades.

No desfile do dia 7 de setembro deste ano, cujo tema será “Osasco 50 anos, O Povo que Educa”, o projeto de lei será encaminhado aos políticos para aprovação da Câmara.

O Projeto Escolinha do Futuro é desenvolvido pela Secretaria de Educação de Osasco em parceria com a AHPCE e oferece atividades esportivas, culturais, artísticas e de cidadania aos alunos do ensino fundamental da rede municipal e capacitação constante aos educadores. Atualmente atende a 15.400 crianças no contraturno escolar, duas vezes por semana e conta com mais de 200 profissionais especialistas em suas áreas de atuação.

Comente