Escolas de Osasco abraçam Copa das Confederações e aprofundam saberes

Quem visita o Campo 7 de Setembro, em Osasco, percebe uma série de paineis com bandeiras de diferentes países do mundo ao redor da quadra. Logo é possível notar a riqueza dos desenhos e a qualidade da pesquisa, evidenciando que a Copa das Confederações foi um tema gerador para o conhecimento de outras culturas e da própria cultura popular brasileira. A iniciativa, chamada de “Copinha das Confederações”, foi mais um esforço do projeto Escolinha do Futuro, da Secretaria de Educação de Osasco em parceria com a AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica.

Educadores nas EMEF Élio Aparecido da Silva, EMEF Valter de Oliveira, EMEF Benedicto Weshenfelder e o auxiliar de campo Alcides “Queichão”, em conjunto com os orientadores do projeto, idealizaram o trabalho, aproveitando a realização da Copa das Confederações, em junho, mas também o contexto da Copa do Mundo de 2014, que integra seleções de diferentes continentes.

Momentos de conhecimento combinaram-se à alegria de participar dos jogos entre times das três escolas, que receberam os nomes das seleções da Copa das Confederações (Brasil, México, Itália, Japão, Espanha, Uruguai, Nigéria e Taiti). Antes da “Copinha”, houve também a confecção de painéis das bandeiras das seleções, confecção de pompons e pesquisa sobre a estrutura da Copa das Confederações, continentes que cada seleção representa, e os Estados que sediaram os jogos no Brasil, além da cultura de paz no esporte.

Na prática, a “Copinha” ocorreu entre 18 e 21 de junho, com cerca de 500 alunos participantes do primeiro ao quinto ano, e abertura oficial no Campo 7 de Setembro. Ali, os participantes foram acolhidos, cantaram o hino brasileiro, fizeram juramentos e partiram para os jogos em times misturados entre as escolas.

“Os times que ficavam na espera para entrar em campo, faziam a torcida com pompons e grito de guerra. Foi um evento bem sucedido pois percebemos a alegria , ansiedade e empenho das crianças durante os jogos, “dando” o melhor de si, além da cooperação entre o educadores”, conta Artanio Silva Santos, educador da modalidade Futsal da EMEF Élio Aparecido da Silva.

Comente