“Escola visita escola” estimula expressão e integra crianças por meio da dança

Com o desejo de estimular a comunidade escolar a conhecer diferentes realidades e a sair da rotina, os educadores do Projeto Escolinha do Futuro, da Secretaria de Educação de Osasco em parceria com a AHPCE – Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica, tiveram a ideia de aumentar o intercâmbio entre as escolas do município e integrar ainda mais os cerca de 12 mil alunos do projeto.

No ultimo dia 21 de junho, 60 crianças da EMEF João Campestrini, no Jardim Munhoz, animaram o dia de mais de 700 alunos da EMEIEF Élio Aparecido da Silva, no Jardim Platina, apresentando espetáculos de dança com passos e ritmos variados. Se na EMEIEF Élio Aparecido da Silva, a expressão artística é mais trabalhada por meio do teatro, a EMEF João Campestrini traz a abordagem da dança com mais ênfase no divertimento e alegria do movimento. A iniciativa partiu do educador da modalidade de futebol da EMEIEF, Artânio Silva, e só foi possível pela parceria com os outros educadores, gestores e professores da escola.

“Cada unidade escolar tem cara própria, os educadores dialogam com a escola respeitando o interesse e necessidade do grupo, assim trouxemos a dança para a EMEIEF Élio Aparecido da Silva como forma de dar direcionamento para a energia dos alunos, reforçando a motivação e expressão”, coloca Barbara Alves Sant Ana, orientadora pedagógica das modalidades Teatro e Dança do Escolinha do Futuro.

Para a vice-diretora da EMEIEF, Daniela Farinaro Souza, quando uma escola visita a outra, “os alunos se entrosam com outras realidades e passam a ver as coisas de forma nova, e sua empolgação com a dança vai além da brincadeira, muitos já estão querendo ter aula dessa modalidade”.

O educador de teatro do projeto, Eduardo Poyares, também compartilha da opinião sobre a união entre diferentes unidades: “ficam motivados só pelo fato de receber uma visita, e conforme assistem à apresentação, descobrem que são livres para participar de outras atividades, não só na sala de aula”.

É esta a missão do Escolinha do Futuro, de permitir o desenvolvimento corporal, cognitivo e emocional dos alunos, integrado à rotina escolar e ao sentimento de pertencimento ao bairro e à cidade. “Crianças que se movimentam e estão mais felizes e integradas, serão adultos melhores”, diz Barbara.

Comente