Encontro de Jovens 2012 em Paraibuna

A edição 2012 do Encontro de Jovens  foi abençoada neste 30 de junho com um lindo sábado de muito sol. Sob o céu azul de Paraibuna, cidade cercada pelas belezas naturais e históricas da Serra do Mar Paulista, cerca de 100 jovens, educadores e coordenadores do Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) se encontraram para o evento anual que promove atividades de interação entre os diversos Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEEs).

Representantes de Paraibuna, Cajamar, Parelheiros, Paranapiacaba, Salesópolis, São Bernardo e Embu-Guaçu tomaram um café da manhã juntos na Pousada Alto da Serra e as atividades já começaram por ali.

Após o agradável café da manhã, a abertura do evento,  animada pelo educador William, emocionou os participantes com a ciranda que foi formada à beira da Represa de Paraibuna . De mãos dadas e formando uma espiral, o coro entoava a canção que dizia “esta ciranda não é minha só, é de todos nós, é de todos nós…”

Após a consagração da união de todos os núcleos que formam a rede do Programa de Jovens, a turma arregaçou as mangas e participou das oficinas de Consumo, Lixo e Arte e de Agroindústria Artesanal. Com dedicação, concentração e a orientação do educador Donizete, do núcleo de Paraibuna, os jovens produziram artesanatos a partir da taboa e da palha de milho. Ao mesmo tempo, um outro grupo de jovens preparava sob a coordenação do Ildinei, mestre cuca de mão cheia, uma surpresa que foi degustada e aprovada por todos que a experimentaram: um cheesecake com geleia de uvaia, fruta nativa da Mata Atlântica paulista.

Depois de muito aprendizado e troca de informação, além de um belo almoço, todo a postos para conhecer o centro histórico de Paraibuna, onde também estava acontecendo A Rota Gastronômica do Cambuci, festival que promove esta fruta endêmica da região. Para prestigia-la, os jovens do núcleo de Paraibuna apresentaram uma quadrilha de São João muito animada que fez com que todos acabassem entrando na diversão também.

Ao final do dia, muita satisfação e uma volta para casa cheia de experiências positivas que certamente ficarão na lembrança de todos os jovens, educadores e coordenadores do Programa de Jovens, com muito carinho.

Em parceria com o Instituto Florestal e com apoio da UNESCO/ONU, a AHPCE coordena o Programa de Jovens – Meio Ambiente e integração Social (PJ MAIS) e a Rota Gastronômica do Cambuci como estratégias de conservação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

A AHPCE agradece a Pousada Alto da Serra e o Insituto H&H Fauser, que coordena o núcleo de Paraibuna, pela grande contribuição para o sucesso deste evento.

Comente