Encerramento do Projeto EncontrArte em Atibaia

O encerramento do Projeto EncontrArte aconteceu em Atibaia nos dias 27, 28, 29 de agosto no Hotel Gran Rocca e  reuniu  representantes dos 9 municípios contemplados com o projeto este ano. Segundo Daniel Cucolo, ator, diretor e coordenador do projeto, “para nós da equipe foi um reencontro e para todos foi um momento de intenso compartilhamento de anseios, propostas e ideias”.

Durante o cerimonial de abertura da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas em Atibaia, na segunda-feira, dia 27, Daniel apresentou ao público a missão e os projetos da AHPCE e disse que esperava que aquele momento não fosse um encerramento, mas sim o início de uma união e de ações em conjunto.

Ana Eliza,  representando o Conen – MT, relembrou a primeira edição do EncontrArte em Cuiabá, em 2009, e falou sobre a influência e repercussão que o personagem Batata causou nos jovens da capital e de várias cidades do interior do estado. Também mencionou que o grupo de teatro local, composto por alunos de escolas participantes do projeto e capacitado pela equipe do EncontrArte, realizará neste semestre 50 apresentações da peça “Batata Quente” em escolas publicas estaduais, cumprindo com o objetivo de disseminar sua mensagem. Ana mostrou gráficos com dados positivos obtidos através de atividades voltadas à prevenção ao uso de drogas e a programas que adotam a arte como ferramenta na recuperação de dependentes e também comentou sobre o avanço das políticas sobre prevenção em seu estado e em todo Brasil por meio da informação e conscientização. Ao encerrar sua fala, apresentou o vídeo final do projeto Encontrarte para o público presente.

Em seguida as  professoras Marcia e Juliana, integrantes da equipe da professora Maria Estela Santos Graciane, coordenadora do curso de Pedagogia da PUC/SP, especializada em redes sociais,  realizaram oficinas de integração com  jogos e exercícios direcionados às práticas de coletividade.

Para finalizar a noite de segunda-feira, às 20h30min, após o jantar, foi apresentado o espetáculo “As Desventuras de Dona Escola”.

Na manhã de terça-feira, dia 28, a professora Maria Estela realizou uma palestra interativa sobre desafios e perspectivas das articulações da rede social, seguida de um Cine Fórum- O que é rede? – documentário de Chico Witaker.  À tarde, as professoras Marcia e Juliana aplicaram uma oficina sobre os fundamentos das redes sociais e com muita habilidade orientaram a turma a construir painéis a partir de um plano de metas para difundir informações, experiências e necessidades de uma rede, gerando debate e discussão.

Na terça-feira às 18h00, o grupo do Projeto EncontrArte apresentou a intervenção performática “Batata Quente” e a noite foi realizada uma festa com música ao vivo, num momento de descontração.

Para encerrar a edição de 2012 do Projeto, os participantes realizaram o  planejamento de ações para a rede de prevenção ao uso de drogas a partir dos apontamentos feitos pelos participantes e dos dados registrados ao longo da execução do Projeto. Breve deverá ser compartilhado com todos.

A AHPCE parabeniza a equipe do Projeto pelo sucesso e agradece a todos os parceiros por terem acreditado neste ideal!


Fotos por: Christina Velloso

Comente